TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia e seu contributo para a educação

Abstract: Tecnologia e seu contributo para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Abstract  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 16

A tecnologia e sua contribuição para a Educação

A internet no Brasil se desenvolveu junto ao meio acadêmico e cientifico, e no seu inicio, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente no ano de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso publico. Desde então o numero de provedores que oferecem o serviço e número de usuários que utilizam este recurso aumentaram a cada ano.

Na década de 90,o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais. Em 1992, ocorreu a implantação de uma rede que cobria grande parte do país. Inicialmente interligava onze estados, uma rede de equipamentos e linhas de comunicação que compunham o que se pode chamar de central da RNP.

Nos anos seguintes,seguiu o processo de divulgação dos benefícios da internet entre os estudantes e empresas privadas. Em 1994, alunos da USP criaram inúmeras páginas na web, estima- se que mais da metade existentes no país haviam sido elaboradas pelos mesmos. Somente em 1995, foi realizada a primeira transmissão a longa distancia entre os estados, realizada por São Paulo e Rio Grande do Sul, e finalmente neste mesmo ano foi liberada a operação comercial no Brasil, mas ainda assim sem alcançar grande desenvolvimento. No mesmo ano, foi criado o comitê Gestor da Internet no Brasil, com a atribuição de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Desde então a internet vem crescendo, e conquistando cada vez mais e mais usuários, se tornou um dos recursos mais utilizados.Temos também as famosas redes sociais que se tornaram um dos meios de comunicação mais acessados e queridos. O orkut por exemplo, foi criado em 24 de janeiro de 2004, e foi desativado esse ano, teve só no Brasil mais de 30 milhões de usuários, e que foi em poucos anos ultrapassado pelo atual líder mundial, o Facebook, que foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada inicialmente, em 4 de outubro de 2012, o facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Em média 316.455 pessoas se cadastram por dia, desde que surgiu.

Esses números mostram o quanto a internet se tornou uma verdadeira febre, e o quanto ela evoluiu com o passar dos anos. Com as tecnologias cada vez mais avançadas, o uso da internet se tornou indispensável, podemos ter acesso a qualquer dado ou informação através dos nossos “smartphones” por exemplo. É muito comum ver pessoas pesquisando sobre qualquer coisa na internet, páginas como a do famoso “Google”, são acessadas milhões de vezes por dia,e é possível encontrar qualquer tipo de informação,é claro que nem sempre a informação é verdadeira ou confiável, já que além de ser fácil o acesso, o seu conteúdo ou informação muitas vezes são abertos para que qualquer usuário possa alterar seus dados, o que acaba fazendo de alguns sites não tão confiáveis.

Mas nem sempre foi assim, antigamente tanto o acesso quanto as informações contidas na internet eram restritas. Os conteúdos era editados por apenas uma pessoa e transmitida pela rede, a chamada web 1.0. Dessa forma não era possível alterar o conteúdo, as informações eram selecionadas e repassadas de maneira um pouco mais lenta.

Talvez esse seja o maior diferencial dessa tecnologia utilizada hoje,conhecida como web 2.0. O compartilhamento imediato das informações, e a sua troca entre os usuários, as informações podem ser alteradas com facilidade, e tudo é distribuído com muita rapidez.

Sua praticidade é indiscutível, mais ainda tem aqueles que se recusam a utiliza-la, geralmente as pessoas de mais idade e menos familiarizada com ela, claro que tem as exceções, uma criança ensinando a sua avó a utiliza um celular por exemplo, isso acontece com aqueles que sentem necessidade em se manter atualizado com o mundo digital.

Já os mais jovens tem uma grande facilidade em aprender a lidar com essas tecnologias, e se sentem muito a vontade para utilizar todos os recursos que elas oferecem. Isso acontece, porque elas já nasceram nessa era tecnológica, e já são condicionadas desde pequenas a usar as diversas opções disponíveis.

Vale lembrar que aqui estamos falando especificamente da tecnologia digital, porém, qualquer coisa pode ser vista como tecnologia, levando em conta o período em quer foi criado,e a necessidade daquele período.A internet é uma ferramenta muito utilizada, e se torna cada vez mais indispensável no dia-a-dia, inclusive para a Educação.

Moraes (1997, p27) afirma que : “ para educar na era da informação ou na sociedade do conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e coerentes com o momento historio em que estamos vivendo. Essa é uma opinião bem pertinente em relação ao assunto, afinal a tecnologia esta presente em nosso cotidiano, quase tudo esta direta ou indiretamente relacionada com ela, é preciso entender que não há como fugir disso.

O mundo esta passando por uma onde de transformações. Estamos vivendo a era da revolução da informação, onde esta nos conduz a novos processos de produção, a novas formas de diversão, a um novo modo de viver e pensar, agir e interagir. Alguns autores afirmam que a internet será responsável por uma grande revolução no sistema de ensino da nossa sociedade, concluindo que a primeira influencia da internet no âmbito educacional foi a facilidade de acesso as informações, sendo que nem sempre devem ser consideradas verídicas.

Hoje em dia é comum estudantes de todas as idades usar o computador como ferramenta para desenvolver seus trabalhos e pesquisas escolares. Tudo ao alcance das mãos, se tornou cada vez mais prático saber sobre qualquer assunto com a ajuda da internet. Procuramos saber então, até onde isso pode colaborar com a Educação e seu desenvolvimento em sala de aula.

Sabemos que é comum as escolas terem laboratórios de informática, onde algumas aulas são dadas com o auxílio do computador, porém sabemos também que muitas vezes essas salas não são utilizadas por não conter computadores suficientes para todos os alunos. O que se pode perceber é que falta ainda, não só por parte dos educandos, mais também de muitos educadores o domínio técnico e pedagógico quanto ao uso desta ferramenta.

Algumas escolas vão bem mais além no uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com