TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho.

Foco na ética profissional

Tutor Presencial: Everson Galusni

Tutora : Bruna C. de Sá

Prof.ª Me. Mauricio Dias

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

André Ippolito Pereira Lopes RA 1102000644

Gesiane Silva Secchi Bonfim RA 1102000681

Luana Aparecida dos Santos RA 1102000691

Quézia C. Santiago Marquetti RA 1102000680

Raquel Viana Rossi RA - 1102000689

VALINHOS/SP

2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre a ética no trabalho, para melhor compreensão vamos descrever o significado desta palavra que em todos os relacionamentos devemos usar não somente no trabalho.

O termo ético deriva do grego ethos que significa caráter modo de ser de uma pessoa, sendo assim ética é um conjunto de valores morais e princípios que conduzem a conduta humana na sociedade.

Ser ética é tomar decisões que não prejudiquem aqueles que estão em nosso redor tornando a convivência mais amigável na sociedade. Hoje em dia muitos não sabem ter ética tornando o ambiente de trabalho mais difícil e prejudicando os colegas, vamos descrever mais sobre este assunto nas próximas etapas.

ÉTICA

Os estudos sobre ética originaram-se dos filósofos ocidentais, na Grécia antiga, onde se discutia sobre problemas da moral, no qual o homem era o objeto de pesquisa, para o discurso moral e político, no contexto social. Neste primeiro momento não foram estabelecidas regras de conduta nas relações humanas, porém atualmente existem regras definidas para os códigos de ética profissional, política e empresariais, com a finalidade de harmonizar as interações sociais.

A palavra ética origina-se do grego, Ethikós e significa “modo de ser”. Diz respeito ao comportamento humano. Considerada também filosofia moral, pois trata os valores da sociedade, focando o comportamento humano pelo seu valor moral.

A moral é constituída pelo conjunto de comportamentos e normas, que são aceitas nas relações humanas. Ela determina o que deve ser feito em determinada situação do homem com o meio ambiente e a sociedade. Diferentemente da ética, a qual expõe reflexões sobre o comportamento moral e conduta de cada indivíduo em seu meio. Portanto a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, presente em todas as áreas, como: escolas, política, esportes, empresas...

Segundo Aristóteles, a ética conduz o ser humano à felicidade, pois a dinâmica do convívio entre as pessoas possibilita transparecer os valores éticos e morais. Ele tinha convicção que o exagero é o motivador para a criação dos conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade. Em sua obra “A Ética a Nicômaco”, o pensador relata, que o que governa e justifica a condução dos atos do ser humano é a felicidade, a qual não está ligada aos prazeres e honrarias recebidas, mas numa vida de posturas, prudência e comportamentos virtuosos.

"A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relação a nós, em uma medida, definida pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta". (ARISTÓTELES, VI)

Comparando a teoria ética aristotélica com a realidade atual, vemos que a sociedade brasileira em sua maioria distanciou-se dos “valores formadores”.

Nossa sociedade vem passando por grandes mudanças e com isso notamos que os comportamentos, as crenças e os valores culturais, vem se modificando a ponto de originar uma imensa crise moral e ética, a qual vem atingindo todas as esferas, destacamos por exemplo: a política - a indevida utilização de verbas públicas; comprar voto de eleitores e etc.

No meio social a ética é de extrema importância para regulamentar as relações profissionais e empresariais, através da conduta ética, a qual é regida por códigos normativos.

No que diz respeito a área profissional, a ética se faz essencial, pois define uma maneira correta, prudente e justa, para conduzir certa tarefa, numa determinada atividade profissional. Além de conduzir ao bem estar individual e coletivo, gerando uma harmonia social.

A ética é considerada um fator importante também, para a sobrevivência das pequenas e grandes empresas, para que elas transmitam a melhor imagem do seu slogan, o qual favorecerá um desenvolvimento da relação entre funcionários, clientes, fornecedores, sócios e etc.

Uma empresa que agir de acordo com os padrões éticos, tenderá a crescer em toda sua estrutura.

O administrador tem portanto o compromisso moral com todos que o cercam, desde o indivíduo até a sociedade, impondo deveres e responsabilidades.

O CEPA – código de ética profissional do administrador – está fundamentado no conceito que norteia e orienta os comportamentos, para que o administrador tenha uma visão maior em seu pensar, tornando sua ação mais eficaz.

Este código é determinado por vários artigos, os quais citaremos alguns:

- Deveres do administrador

Exercer a função com zelo, defendendo os direitos, bens e interesses de clientes, instituições e sociedades; manter o sigilo sobre informações profissionais...

- Proibições

Deixar de cumprir, sem justificativa, as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Administração, bem como atender às suas requisições administrativas; exercer a profissão quando impedido por decisão administrativa do Sistema CFA/CRAsCFA/CRAs transitada em julgado;

- Direitos

A competição honesta no mercado de trabalho, a proteção da propriedade intelectual sobre sua criação; recusar-se a exercer a profissão em instituição pública

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com