TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em segurança pública

Seminário: Tecnologia em segurança pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Seminário  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Libras

Curso: Tecnologia em segurança publica

Professor: Rose Cler Estivalete Beche

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. Como requisitos para compreensão da Língua Brasileira de Sinais (LBS), o conhecimento sobre a história e a cultura que envolve seu padrão de comportamento e de crenças que se manifestam em um coletivo. Estes se tornam relevantes, norteadores e reguladores nas relações. Leia o Capítulo 1 do Livro Vendo Vozes, disponível na midiateca.

Analisando a complexidade do texto que você leu, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple deficiência, surdez, discriminação e isolamento. Na elaboração de seu texto inclua uma citação direta pertinente ao texto. Lembro que a avaliação desta atividade será feita com base na consistência de sua argumentação. (2,5 pontos)

Existe uma grande discriminação das pessoas surdas, que impõe uma marginalização social e cultural. Os surdos são muitas vezes caracterizados como incompleto, incapaz e deficiente. Ser deficiente na linguagem, para um ser humano, é uma das calamidades mais terríveis, porque é apenas por meio da língua que entramos plenamente em nosso estado e cultura humanos, que nos comunicamos livremente com nossos semelhantes, adquirimos e compartilhamos informações. Se não pudermos fazer isso ficaremos incapacitados e isolados, de um modo bizarro – sejam quais forem nossos desejos, esforços e capacidades inatas. E, de fato, podemos ser tao pouco capazes de realizar nossas capacidades intelectuais que pareceremos deficientes mentais. (SACKS, 1998, p. 22)

Essa discriminação causa ao surdo um estado de isolamento, onde muitas vezes ele não consegui buscar novos horizontes, ficando assim isolado no seu “mundinho”.

Um forte exemplo de discriminação contra os surdos é direito ao acesso aos conteúdos de uma aula no ensino regular, pois, ainda na maioria das situações de alunos surdos “incluídos”, o recurso predominante para tal é a leitura da palavra falada. Sendo assim eles são tratados preconceituosamente com incapazes de apreender, mas o problema não está nos alunos, mas na carência de qualidade dos conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como a ausência de uma metodologia que promova a aprendizagem.

Em nosso país ainda existe muito a fazer para dar uma vida digna aos surdos. O primeiro caminho é mudar a educação, onde seja uma educação bilíngue de qualidade. Pode se considerar que a escola é fundamental para a construção de uma identidade surda positiva, preparando-os para a assumirem a diferença e enfrentar a discriminação.

2. De acordo com L. S. Vygotsky 1969 “Uma palavra não se refere a um único objeto, mas a um grupo ou classe de objetos. Cada palavra, portanto, já é uma generalização. A generalização é um ato verbal de pensamento e reflete a realidade de um modo bem diferente do refletido pela sensação e pela percepção”. Baseado na afirmação acima, explique a importância e a necessidade da Língua de Sinais na constituição da cultura surda. (2,5 pontos)

A linguagem exerce papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através dela que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o micro e macro universo, e estabelecemos nossas relações sócio-afetivas. É inquestionável da sua importância para possibilidade de construção da mesma para os surdos.

A comunidade surda pode ser representada por associações, igrejas, escolas, clubes, ou seja, qualquer lugar onde um grupo de surdos se reúne e divulga sua cultura, troca idéias e experiências e usa a língua de sinais. Dessa forma ela exerce um papel construtor para a identidade surda, pois é por meio dela que ocorrem as identificações com seus pares e a aceitação da diferença, não como um deficiente ou não-normal, mas com uma cultura rica que possui valores e língua própria.

3. Faça uma pesquisa em artigos científicos disponíveis em bases de dados como Scielo, BVSaúde sobre língua natural, língua materna e língua nativa e explique-os, em um texto de no mínimo 8 linhas, sobre o aspecto da primeira língua (L1) e segunda língua (L2). É preciso apresentar o título do artigo pesquisado, data de acesso ao artigo e base da dados utilizada. Fundamente seu texto a partir do artigo pesquisado. (2,5 pontos)

Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista.

Todos os seres humanos nascem com uma capacidade inata para desenvolver linguagem. As linguas naturais são aquelas que podem ser adiquiridas pelas crianças, de forma natural e inconsciente, através da interacção com os seus falantes (no início da vida, principalmente com os pais), permitindo-lhes o desenvolvimento linguístico e cognitivo e servindo de suporte para a aprendizagem de outras línguas e todo o género de conhecimentos.

As línguas gestuais são as únicas que as crianças surdas podem adquirir naturalmente, pelo que são as línguas naturais dos surdos. Isto significa que, para as crianças surdas filhas de pais ouvintes, a língua natural dos pais é diferente da lingua natural delas.

Língua Materna é a primeira língua que uma criança aprende, primeiro no contacto com os pais e outros membros da família e depois nos contactos com a comunidade em que vive. É através da Língua Materna que a criança aprende a expressar-se e forma o conhecimento do mundo, adquirindo, para além da competência linguística, valores sociais e pessoais. Na maioria das vezes, é a língua utilizada no dia a dia.

A maioria das crianças surdas é filha de pais ouvintes, não sendo expostas à língua gestual do seu país nem, tendo possibilidades de acesso natural à língua oral dos pais. Apesar de necessária para a vida do surdo, ele nunca a conseguirá dominar perfeitamente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com