TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia têxtil. Tecidos de nanotecnologia

Seminário: Tecnologia têxtil. Tecidos de nanotecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A tecnologia se tornou uma variável muito importante para muitas indústrias, dentre elas, a indústria têxtil e também o universo da moda. No entanto, poucos estudos descrevem como se dá a interseção entre os avanços tecnológicos na área têxtil e sua utilização por estilistas e empresas. Neste trabalho apresentamos uma tipologia de tecidos que utilizam de recursos tecnológicos – os tecidos nanotecnológicos e os tecidos inteligentes. Destacamos então, designers e empresas - Hussein Chalayan, Ying Gao, Angel Chang, CuteCircuit, Elena Corchero, XS Labs, Suzi Webster, Barbara Layne, que fizeram coleções e experimentações com esses novos dispositivos, apresentado ao público o conceito da “tecnologia vestível”, em que moda e tecnologia caminham lado a lado. O uso de tecidos inteligentes e tecidos nano já se encontra presente nestas propostas. Há coleções de prêt-à-porter e de alta costura que se beneficiam, pois, dos avanços tecnológicos, agregando valor e cumprindo o destino da moda em sua busca incansável pelo novo.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia Têxtil. Tecidos nanotecnológicos..Tecidos Inteligentes. Tecnologia vestível.

A TECNOLOGIA TEXTIL

Trabalhar com tecnologia nunca foi tão empolgante quanto nos dias atuais, principalmente na indústria têxtil. De acordo com Udale (2009), os avanços existentes na criação de tecidos seguem caminhos distintos que se encontram em um ponto em comum: a criação de tecidos, materiais e técnicas de produção com excelente design que sejam ecologicamente sustentáveis e inovadores, aproximando cada vez mais o design com a arte, a tecnologia e a ciência.

Muitos destes avanços existentes na fabricação, de acordo com Sorger e Udale (2009), surgiram a partir da pesquisa para usos militares e espaciais, como por exemplo, o tecido que foi desenvolvido pela Gore-Tex para ser utilizado por Neil Armstrong em sua primeira missão espacial, que era um isolante térmico. Hoje esse tecido é muito usado para o desenvolvimento de roupas de uso externo e esportivas justamente por essa propriedade.

Os avanços também podem ser encontrados na investigação junto à natureza, um caminho novamente trilhado, agora em busca de materiais naturais que tenham melhores propriedades dos que as anteriormente utilizadas na produção de tecidos naturais como, por exemplo, a utilização de teias de aranha para produzir uma seda mais forte.

 Artigo Científico apresentado à Universidade FUMEC como resultado do projeto de Iniciação Científica intitulado “Arte e Tecnologia”, coordenado pela profa. Dra. Vanessa Madrona Moreira Salles, apresentado ao ProPIC 01/2012, vigência 01/08/2012 a 31/07/2013.

 Aluna do Curso de graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com