TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Da Administração

Trabalho Universitário: Tecnologias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  4.861 Palavras (20 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado aborda algumas das tecnologias de administração de processos, onde propõe que a organização seja reinventada por meio de análise dos processos.

Um trabalho onde a equipe realizou uma pesquisa em uma organização, abordando estas tecnologias, e procurando informações de como os gestores de hoje, incluem estas tecnologias em suas empresas. E se estas organizações estão dispostas à se adaptarem a estas mudanças organizacionais.

Organização pesquisada

Nome da empresa: Itaol Networks Systems (Provedor de Internet – Via Rádio)

Localização: Itapaci – GO

Segmento: Prestação de serviços

Produtos fabricados: Produz suportes para instalação de antenas de internet, e vende serviços de internet via-rádio.

Empresa de pequeno porte

Missão: Prover soluções em Telecomunicação e Tecnologia da Informação, com atendimento personalizado aos nossos clientes, buscando constante inovação tecnológica, a fim de conquistarmos a liderança do mercado na nossa cidade e região.

Valores

Flexibilidade: adaptação às mudanças tecnológicas; Inovação: adoção de novas tecnologias; Qualidade: Satisfação de clientes, colaboradores, fornecedores, direção; Transparência: ética no relacionamento com nossos clientes.

Escolhemos por esta empresa, por se tratar de um local de trabalho de um dos integrantes do grupo.

Contato: Otavina Castilho de Moura

Mudança Organizacional

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento, mas, em geral, afetam as linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas. Em virtude das novas tecnologias, de oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão, de alguma maneira, mudando. Mudar para se adaptar às novas necessidades é certeza soberana, ainda que, em muitos casos, mudança implique perturbação.

As organizações precisam estar atentas às novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.

A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada indivíduo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.

Para as organizações, o ambiente está em frequente movimento e mudança, portanto, elas devem ter um olhar atento para os seus sistemas e o ambiente em que estão inseridas, a fim de que possam adaptar seus processos e mudar, sempre que necessário.

São muitas as forças atuantes sobre os administradores e que os levam a um padrão de rotinas, tais como as estruturas hierárquicas formais e rígidas, normas, procedimentos, controle, cultura organizacional. Portanto, o fato de os gestores perceberem o exato momento em que mudanças são necessárias e como devem ser implementadas, como o propósito de provocar um efeito positivo no sistema, poderá ser o diferencial competitivo de uma organização, garantido a sua perenidade.

Paradigmas

Serve para indicar modelos ou patrões, que servem como marcos de referencia, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso.

Grof sustenta que paradigma pode ser definido como uma constelação de crenças, valores e técnicas compartilhadas por membros de uma determinada comunidade cientifica.

Os paradigmas que são em essência, as teorias dominantes num período, têm função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento.

O paradigma, portanto, oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e da inicio a uma revolução e a um novo paradigma. Convém lembrar que uma mudança, em geral, implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirindo e não, necessariamente, numa transformação radical.

E preciso que o administrador desenvolva uma competência paradigmática, permitindo que sua mente, por intermédio das faculdades intuitivas, ver os problemas por diferentes ângulos e que invente criativas soluções para eles. Alem disso, é fundamental que esse profissional possa apoiar em vez de dirigir e controlar sua equipe, estimulando e motivando seus liderados.

Gestor Organizacional

Gestão ato de gerenciar e administrar - e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

É produto do subsistema institucional e tem como fundamento as crenças e valores dos líderes da empresa (fundadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com