TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Exames: Tecnologias De Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  5.977 Palavras (24 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

POLO DE APOIO – GOIANINHA /RN (23048)

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Professor: Ead: Ms. Renato Cristiano Torres

ATPS – TÉCNOLOGIAS DE GESTÃO

GOIANINHA - RN

Novembro / 2013

ETAPA Nº 01

Passo n° 01

Lavanderia ecológica

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Lavanderia Ecológica foi fundada no ano de 2007, nascendo de um projeto pioneiro em Natal/RN com intuito de prestar serviço de lavanderia e, ao mesmo tempo, ajudar a preservar o meio ambiente através do processo de tratamento da água. Projetos estudados e após 3 anos do início das atividades, obteve aprovação da FATMA (Fundação do Meio Ambiente), para a ratificação deste projeto. A nossa lavanderia conta com um corpo funcional de um gerente operacional, outro administrativo, além da proprietária que acompanha a empresa de perto. Também há 15 funcionários na área operacional, sendo que na época de veraneio, este número dobra. Possui máquinas e estrutura de grande escala para atendimento de um grande número de clientes que no verão aumenta acima de cem por cento. Nossa carta de clientes corresponde a pousadas e hotéis de grande porte de Goianinha. Situada na Rodovia RN BR 101, no bairro do Novo Horizonte.

Razão pelo qual a empresa tem esse nome é pelo fato de mostrar um trabalho de boa qualidade visando um bem está com o meio ambiente.

Sendo administrada por:

Carlos Alberto Mota, 38 anos, natural de Goianinha,

Qualificação - cursando o 4º período de administração de empresas.

Competência e habilidades – Gestão em recursos humanos.

Missão: fornecer um serviço otimizado de forma sustentável proporcionando aos nossos clientes satisfação

Visão: Ser uma das maiores empresa do Nordeste de higienização de roupas em geral.

Objetivos: Reduzir os impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos causados por processos químicos de lavagens.

Valores

As pessoas, acima de tudo!

Sublime valor para onde todas as ações convergem, buscando a identidade de princípios e boa convivência para as realizações e conquistas de todos.

Passo nº 03

a)MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Mudança, segundo considerações de CHIAVENATO (1996), é a transição de uma situação para outra diferente, a qual implica em novos caminhos, novas soluções, novos valores. Ela não é um assunto atual, pelo contrário, desde o início da história da humanidade o mundo sofre transformações na sua estrutura.

Nos últimos anos, as organizações vêm passando por significativos processos de mudança: Fusões Aquisição de novas empresas. Busca de novos negócios e mercados. Mudanças na estrutura organizacional, Realização de grandes projetos internos e outras mudanças significativas. Estas mudanças têm afetado profundamente o desempenho da liderança e de seus funcionários. Desta forma, as organizações necessitam, de forma emergencial, fortalecer os vínculos entre elas e seus colaboradores, na busca de um melhor desempenho, mesmo nos momentos de maior turbulência.

A mudança hoje pode ser considerada uma das principais atividades das organizações. As empresas, setores, departamentos e, principalmente, pessoas que não estiverem envolvidas no processo de mudança do mundo atual poderão, com certeza, se considerar algo do passado, com valores, comportamentos e atitudes ultrapassados. Dentro do contexto organizacional a mudança também é uma constante, pois diferentes abordagens foram influentes em diversos momentos da história da administração da produção, modificando a estrutura do trabalho de acordo com cada fase histórica e com a necessidade de transformação. Mudanças na estrutura, no processo de trabalho, nas relações interpessoais, nos processos de comunicação, nos padrões de liderança, na inclusão de novas máquinas e tecnologias e no planejamento de novas estratégias levaram o trabalhador a ter uma nova visão e um novo comportamento perante o sistema produtivo.

De acordo com CHIAVENATO (1996), as organizações estão sujeitas a fatores internos e externos que continuamente sofrem mudanças. Os fatores externos influenciam as organizações através de modificações tecnológicas, econômicas, ambientais, políticas, sociais, culturais e legais (macroambiente), e também através de seus clientes, fornecedores, concorrentes e agentes reguladores (microambiente). Já os fatores internos influenciam as organizações através de novos objetivos organizacionais, novas políticas gerenciais, diferentes tecnologias, novos métodos e processos de operação e novos produtos e serviços, provocando mudança nos departamentos e em toda a organização e, conseqüentemente, no comportamento dos trabalhadores.

Segundo o autor, no comportamento estão inseridas as seguintes variáveis: paradigmas e atitudes de pessoas, conhecimentos e habilidades, tarefas e atividades e relações interpessoais e sociais. Tais variáveis sofreram e ainda sofrem influências em decorrência das transformações ocorridas nas organizações.

b) PARADIGMAS:

Paradigma é um conjunto de crenças e valores que sustentam uma sociedade. As sociedades ocidentais da era industrial na qual vivemos baseiam-se em paradigmas bastante semelhantes. Entretanto, cada sociedade, seja um país, uma região ou uma unidade federativa de uma nação, tende a possuir uma base de crenças e valores ligeiramente distinta das demais, o que faz com que cada uma destas unidades possua os seus próprios paradigmas. Como se não bastasse essa divisão geográfica, cada área de interesse e atuação das pessoas que vivem nessas sociedades também possuem seus próprios pressupostos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com