TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Tecnologias de Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.642 Palavras (23 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Disciplina: Gestão de Desempenho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Profa. Mônica Moraes

PINDAMONHANGABA / SP

2013

INTRODUÇÃO

Face às mudanças profundas no contexto mundial, devido à globalização e diante do desafio das empresas se manterem modernas e competitivas, visando à maximização de resultados e à ampliação de suas capacidades de integração ao mercado, diversas empresas têm buscado alternativas para continuarem líderes. Uma delas é a valorização de seus talentos humanos, que são a peça principal para o sucesso da organização.

Torna-se cada vez mais necessário reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no dia-a-dia de trabalho, promovendo o autoconhecimento e o autodesenvolvimento dos empregados, refletindo na motivação e pro atividade das pessoas que se tornam fieis a empresa, buscando juntos os resultados organizacionais e aumentando a competitividade no mercado.

Diante disso, surge o conceito de Competência, um tipo de avaliação de desempenho que tende a ampliar o processo de desenvolvimento individual e de equipe, favorecendo o desempenho profissional, localizando falhas, fornecendo ferramentas para corrigi-las e valorizando potenciais já existentes e alavancando carreiras, além de vincular a atuação dos funcionários com os objetivos e metas estratégicas da empresa.

Etapa 1

Resenha crítica

Em paralelo a nova exigência do mercado corporativa, surge à necessidade de que os modelos de gestão organizacional e de pessoas sejam repensados e atualizados para que as empresas se tornem competitivas e alcancem os seus objetivos estratégicos.

Neste contexto, o modelo de Gestão por Competências vem ganhando espaço, visto que o mesmo propõe desenvolver as competências individuais e organizacionais que são fundamentais para o alcance das expectativas e necessidade organizacionais. Este modelo acredita que empresa e colaboradores podem desenvolver-se através da troca de suas competências, sejam técnicas ou de comportamentos.

A gestão por Competências pode ser implementada como um recurso para a gestão Estratégica de Recursos Humanos, pois permite que este departamento atue de forma mais alinhada com as metas e objetivos das organizações e das pessoas trazendo ganhos para ambas. Desta forma, o RH consolida o seu papel estratégico nas organizações ao passo que atua de forma mais ativa e presente junto aos gestores e diretores da organização.

De fato, a sua aplicabilidade ainda é muito discutida visto que ainda existem muitas dúvidas entre gestores e profissionais da área. No entanto, observarmos crescente interesse sobre o tema e percebemos que o modelo se bem utilizados trará resultado concreto e relevante para as empresas.

É impossível destacar que antes de aplicar a Gestão por Competências o assunto deve ser bem discutido pelos profissionais envolvidos, pois cada etapa precisa se bem compreendida, planejada e cumprida para que o projeto seja concluído e bem-sucedido.

Outro fator importante é não esquecer que as organizações são dinâmicas, e por isso a Gestão por Competências, quando implantada, precisa ser acompanhada constantemente para se ter à certeza de que as competências organizacionais e de cada função continuam atendendo as necessidades da mesma, pois as características que a empresa precisa para o seu bom desenvolvimento podem sofrer alterações ao longo do tempo, diante de mudanças do mercado ou até mesmo de mudanças realizadas na própria empresa.

O grande desafio é dar o primeiro passo, pois toda a compreensão da Gestão de Pessoas, de seu conceito, implantação e resultados, não terão nenhuma valia se não sair do discurso e do papel. Sabemos que as dúvidas e dificuldades existem, e vão sempre existir, mas nunca serão superadas se não forem encaradas de forma desafiadora e positiva para os ganhos futuros.

Neste trabalho tentamos expor a ideia do Modelo de Gestão de Pessoas como uma ferramenta para um RH estratégico, a partir de uma visão geral e objetiva e, por isso é bom ressaltar que o mesmo não tem pretensão de esgotar as atividades e temáticas em torno do assunto, mas sim de instigar no leitor a curiosidade e vontade de ampliar os seus conhecimentos através de novas leituras e discussões sobre o tema.

Passo 3

A empresa identificada nesse trabalho é:

Hublog Armazenamento e Transportes Ltda. ME

Situada na Rua: Antonio Catossi, nº 35 – Esplanada Independência - Taubaté – SP.

Empresa de Pequeno Porte, que atua no ramo de Logística e Transportes.

Tem a missão de oferecer serviços personalizados, visando sempre o menor custo com total qualidade.

Sua visão é tornar-se um referencial neste segmento pela confiabilidade, segurança, transparência dos processos e pela ética em que são baseadas as suas ações.

Seus principais alvos são: fornecedores de materiais para LG Eletronics do Brasil, onde estes necessitam de um espaço para a guarda/armazenamento, movimentação e entrega no cliente supra citado.

Seu número de colaboradores na empresa são de 07 colaboradores.

Divisão hierárquica da empresa Hublog Armazenamento e Transportes Ltda. ME:

A empresa não possui área de RH, as atividades pertinentes a esta área é de responsabilidade do Escritório de Contabilidade contratado.

Passo 4

Relatório Parcial

A gestão do desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente utilizadas de comparar os resultados alcançados com os esperados, de forma que apenas o trabalho previamente planejado deve ser objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com