TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de gestão

Projeto de pesquisa: Tecnologias de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Tecnologia em Recursos Humanos

Polo Três Lagoas

CARLA GRACIELLA ELIAS RODRIGUES RA: 426677

EUNICE OLIVEIRA DE ABREU RA: 430698

FELIPE CARVALHO GABRIEL RA: 432663

KAREN CRISTINA DE ALMEIDA RA: 426139

MEIRE VITORINA DA SILVA RA: 441974

Tecnologia de Gestão

3º Semestre

Três Lagoas - MS

Maio/2014

CARLA GRACIELLA ELIAS RODRIGUES RA: 426677

EUNICE OLIVEIRA DE ABREU RA: 430698

FELIPE CARVALHO GABRIEL RA: 432663

KAREN CRISTINA DE ALMEIDA RA: 426139

MEIRE VITORINA DA SILVA RA: 441974

Tecnologia de Gestão

3º Semestre

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Saúde e Segurança no Trabalho do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor Marcia Aparecida Jacometo.

Três Lagoas - MS

Maio/2014

1. INTRODUÇÃO

A segurança do trabalho envolve diversas áreas como a saúde, higiene, medicina, ambiente, doenças, iluminação, incêndios entre outros, e pode ser compreendida como os conjuntos de medidas que são adotadas com o objetivo de diminuir os acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador. Segundo Ferreira, 2005, o acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Também pode ser considerado acidente de trabalho aquele que ocorre fora do local de trabalho, se o trabalhador estiver prestando serviço à empresa, ou mesmo o acidente que ocorre no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. Outro tipo de acidente de trabalho é aquela doença que o trabalhador adquire pelo tipo do trabalho que exerce.

Todos os funcionários da pizzaria estão sujeitos a riscos de sofrer um acidente de trabalho, elencados em ordem decrescente de riscos, podemos dizer que os funcionários que tem maior probabilidade de sofrer algum tipo de acidente são: os cozinheiros, lavadores de louças, funcionários da limpeza, entregadores, manobristas, seguranças, e por fim os funcionários administrativos, incluindo telefonista, gerente, recepcionista entre outros.

Para que um empreendedor tenha sucesso em seu empreendimento, não vale apenas se preocupar com os produtos a serem produzidos, e sim também com a qualidade de vida dos seus colaboradores, pois funcionários satisfeitos são mais produtivos e proporciona mais lucros a empresa. Para evitar acidentes de trabalho, é necessário que seu estabelecimento siga normas que visam segurança em instalações e serviços em eletricidade, proteção contra incêndio e explosão, proteção e combate a incêndio e prevenção de incêndio, e necessário também que o empreendedor se preocupe com as instalações de pias, fornos, bancadas e armários, o ambiente deve ter boa iluminação. O piso deve ser antiderrapante, evitando possíveis quedas, o local deve ser arejado, para evitar o excesso de calor, com espaço suficiente para circulação do público e funcionários.

2. NORMAS E MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA SEGURANÇA

Segurança em eletricidade

Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.

Proteção contra incêndio e explosão

A grande maioria dos incêndios e explosões tem origem em instalações defeituosas. Para evitar riscos as instalações deveram ser projetadas. As áreas onde houver instalações ou equipamentos elétricos devem ser dotadas de dispositivos de proteção contra incêndio e explosão, como alarme para prevenir sobre tensão e sobre corrente, falhas de isolamento, aquecimento e outras condições.

Materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade do Sistema Brasileiro de Certificação. Processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivo de descarga elétrica.

Proteção e combate aincêndio

A proteção contra incêndio envolve a sua prevenção e as técnicas de combate ao fogo.

A prevenção é a parte mais importante para a segurança e saúde ocupacional, pois a ocorrência de um incêndio pode provocar acidentes de grandes proporções e de natureza grave. Assim, o armazenamento adequado de matérias, especialmente os inflamáveis, e a existência de paredes corta-fogo e instalações elétricas adequadas são medidas necessárias à não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com