TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telha De Fibrocimento

Trabalho Escolar: Telha De Fibrocimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

No dia dez de setembro de dois mil e treze, quarta-feira, recebemos na sala de aula da Pontifícia Universidade Católica de Goiás a presença de um representante da Eternit, a convite do professor, para ministrar a palestra cujo o título foi: “Telhas de fibrocimento”.

A telha de fibrocimento é muito utilizada na construção civil, por sua grande versatilidade para coberturas e fechamentos laterais, é utilizada em obra de qualquer porte, pois ela vence grandes áreas de telhado com rapidez na montagem e na fixação.

DESENVOLVIMENTO

A telha de fibrocimento é bastante conhecida na construção civil por ser bastante econômica, resistente e durável. A telha é um composto de cimento com 5% de fibra de amianto. Devem atender à Norma Brasileira ABNT NBR15210.

Ela adapta-se a todos os tipos de cobertura e oferece um resultado bastante satisfatório, e também pode ser utilizada em diversas situações, residenciais, comerciais e industriais.

As características das telhas onduladas são: largura total de 1,10 m e 0,92 m; largura útil 1,05 m e 0,87m; espessuras de 5mm, 6mm e 8mm; a maior telha tem um comprimento de 3,66 m e a menor 1,22; a inclinação da telha de 5mm é de 10º (17,6%) e da 6mm e 8mm de 5º(9%); as telhas de 5 e 6mm possuem um vão livre de 1,69 m e a de 8mm de 1,99 m.

Se for feita a montagem correta a economia de sua obra pode ser considerável, como também o tempo que se ganhara em comparação a montagem de outro tipo. Já a montagem errada da telha pode causar infiltrações, fissuras nas telhas, entrada de poeira e muitos outros problemas no decorrer do tempo.

Sua montagem é bastante simples, mais é preciso atender a alguns requisitos como foi ensinado durante a palestra.

As telhas de fibrocimento devem ser montadas com a face (carimbo) para cima. Sua montagem deve começar de baixo para cima da estrutura do telhado, sempre que for montado uma faixa deve-se logo em seguida montar o outro lado antes de seguir no mesmo lado, para que se possa “encaixar” com a cumeeira. Sempre deve ter alguém segurando as telhas para que não saia do lugar. Assim que termina de montar a primeira etapa como mostra na figura 1, pode começar a montar a outra parte.

A fixação das telhas pode ser feita por ganchos que prendem nas terças e são parafusadas na parte de cima da telha.

Figura 1: Primeira etapa da montagem do telhado concluída.

No encontro de quatro telhas sempre deve cortar a “orelha” para tirar algumas fendas que aparece quando a montagem é mal sucedida, esse corte é sempre no meio da onda até o encontro da telha de baixo como mostra a figura 2.

Figura 2: Detalhe do corte da telha para evitar as fendas.

CONCLUSÃO

A presente experiência objetiva na utilização de telhas de fibrocimento, com vantagens e desvantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com