TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história das telhas

Artigo: A história das telhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

A história das telhas

Conhecido como um elemento de proteção, a telha é a forma mais comum de cobertura utilizada na construção civil. Este recurso, que hoje é concebido em materiais diversificados, como; pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira dentre outros, tem atravessado a historia da humanidade mesmo na concepção mais básica, em cerâmica, e ornamentando casas e edificações em seus mais variados usos.

A argila e a construção de vários itens neste material é uma das mais antigas formas de construir da humanidade. O barro vermelho já era utilizado aproximadamente 8 mil anos antes de cristo, que na idade da pedra o homem já cozia argila em fornos.

Apesar do cozimento da a argila mais resistência para ser utilizada em construções mais complexas, como a muralha da china, torre de babel, foi apenas com os romanos que o uso da telha passou a ser reconhecido e difundido por todos os povos e civilizações.

As telhas romanas foram utilizadas na Europa até o século XV, tendo a forma retangular substituída pela trapezoidal, mais adequada a sua função. Em 1841, surgiram as telhas de encaixe, fabricadas mecanicamente, uma invenção de dois irmão franceses, posteriormente apareceram as telhas portuguesas.

No Brasil, o uso das telhas cerâmicas ocorre desde o inicio da colonização. Inicialmente, as telhas cerâmicas eram formadas manualmente com Mao de obra escrava, que moldavam o material nas próprias pernas, conferindo-lhes a forma de canal, por onde a água deveria escoar.

Atualmente as telhas são utilizadas em conjunto, integrando-se umas as outras para formar um telhado e evitando infiltrações de água ou vento. Os tipos de materiais usados na construção dependem de fatores de incidência de chuvas ou neve, temperaturas médias da região, tipologia da construção, vãos e disponibilidade de materiais. Mas ainda é através delas que o homem se protege da natureza, como nossos antepassados pré-históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com