TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhas De Pvc

Casos: Telhas De Pvc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO

Centro Universitário UNA

O BLOCO DE CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO (BCCA) EM CONSTRUÇÕES HABITACIONAIS

CURSO: Engenharia Civil Professor

1. Introdução

O Brasil está em pleno crescimento econômico, e para garantir esse desenvolvimento de forma sustentável e duradoura, cada vez mais investidores tem buscado fontes inovadoras por um mundo sustentável e ambientalmente correto.

Exemplo disso citaremos o Bloco de Concreto Celular Autoclavado (BCCA), um produto ecologicamente correto, produzido com materiais totalmente inorgânicos (mistura de cimento, cal, areia, água e agentes expansores (pó de alumínio), que não contaminam o meio ambiente e não geram desperdícios na obra.

Utilizados em todos os tipos de construções, abrigando inúmeras vantagens, o bloco CCA se destaca principalmente por ser contribuinte para redução de energia elétrica para climatização ou aquecimento de ambientes, devido as suas propriedades de isolante térmico. Destaca-se também pelo bom isolamento acústico oferecido, tanto em relação aos ruídos internos quanto externos.

Devido a sua leveza, o BCCA torna-se um produto vantajoso para a redução de custos com fundações/estruturas.

Com estas e outras inúmeras vantagens, o BCCA caracteriza-se como um produto único nas construções civis no Brasil e em toda a Europa, EUA, América, Oriente Médio e Austrália.

2. Objetivos

Mostrar benefícios e facilidades com o uso de “Concreto Celular Autoclavado em construções habitacionais”.

3. Justificativa

Devido à diversas vantagens oferecidas pelo bloco de concreto celular (BCCA), sem dúvida este produto é promissor e viável para utilização em todos os tipos de construções, em especial as construções habitacionais, uma vez que, com os ganhos obtidos com a utilização deste material, cito, conforto térmico e acústico, redução de custos em fundações, estruturas, economia com energia, racionalização de obra, etc, pode-se dizer que ao final terá uma obra de alta qualidade, rápida, barata e sustentável.

4. Interdisciplinaridade

Física Mecânica: Está relacionada à redução de energia pelas propriedades de isolamento térmico, isolamento acústico, peso e carga.

O bloco CCA possui propriedades de isolante térmico e acústico superiores as alvenarias tradicionais, devido a sua composição (ar, água, cimento, areia, agentes), contribuindo para a redução no consumo de energia com a climatização ou aquecimento de ambientes.

Devido a estrutura interna porosa, apresenta capacidade de redução da energia das ondas sonoras por deformação (maior conforto em conseqüência da menor reverberação).

O CCA tem um quarto do peso de um concreto convencional de mesmo volume.

Química Orgânica e Inorgânica: Embora várias fórmulas sejam usadas para a fabricação do bloco CCA, as matérias-primas básicas são cimento Portland, pedra calcária, pó de alumínio, água, e uma proporção grande de areia de silica-rica.Uma vez que as matérias-primas estão misturadas e colocadas em moldes, o pó de alumínio reage quimicamente para criar milhões de bolhas minúsculas de gás de hidrogênio. Estas células microscópicas fazem o material se expandir para quase duas vezes do seu volume – similar ao processo de fermentação da massa do pão – dando ao CCA um leve peso. Depois de uma variação de tempo (30 minutos à 4 horas), o material na forma fica duro o suficiente para ser cortado nas formas desejadas e colocados em uma autoclave para a cura (vapor de alta pressão à temperaturas de cerca de 180°C, acelera a hidratação do concreto, propiciando uma segunda reação química que dá ao CCA sua força, rigidez e estabilidade).

Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear: Está relacionada aos tamanho/dimensões do bloco CCA (comprimento, espessura, largura).

O CCA tem um quarto do peso de um concreto convencional de mesmo volume e é disponível em blocos para parede e painéis de telhado, padieiras, e pisos. Cada um destes produtos pode ser fabricado em uma gama de tamanhos que dependem de aplicações específicas, permitindo assim máxima eficiência e flexibilidade na construção

Introdução à Engenharia Civil: Abrange de forma geral todo o conteúdo apresentado sobre o bloco CCA, em especial, o que diz respeito à busca de novas fontes inovadoras e sustentáveis.

5. Revisão Bibliográfica

5.1 Bloco de Concreto Celular Autoclavado

Considerado produto único no ramo da connstrução civil, O bloco de concreto celular autoclavado (BCCA) foi desenvolvido com a visão de aumentar a produtividade nos canteiros de obras, otimização de processos e recursos disponíveis e aumento na rentabilidade no segmento de alvenaria.

A alvenaria executada em bloco CCA proporciona um ganho substancial de área útil das edificações. Enquanto uma parede de tijolo cerâmico rebocado tem 15cm de espessura, a mesma parede em CCA tem 8cm (um ganho de 88% de área).

5.2 Redução do Custo da Estrutura e Fundação

Considerado um produto resistente e extremamente leve, a utilização dos blocos CCA em construções/edificações resulta em uma sensível redução do peso/carga.

Vejamos a tabela abaixo:

Produtos Kg/M3 %

Bloco CCA 500 100

Tijolo cerâmico furado 1000 240

Bloco de concreto vazado 1500 300

Tijolo cerâmico maciço 1800 360

Concreto armado 2500 500

5.3 Propriedades

5.3.1 Isolamento Térmico

O Concreto Celular Autoclavado na densidade seca de 430 kg/m³ apresenta um coeficiente de condutibilidade térmica de 0,083 kcal/hmºC, o que possibilita executar paredes com excelentes índices de isolamento térmico.

As paredes construídas com materiais convencionais, para apresentarem índices compatíveis com as paredes de BBC executadas com 10cm de espessura, por exemplo, deverão Ter espessuras bem maiores.

5.3.2 Isolamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com