TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Literatura Do átomo Ao Bit

Exames: Tema: Literatura Do átomo Ao Bit. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA PALESTRA

Tema: Literatura do átomo ao bit

Palestrante: Professora Roseli Gimenes

Unip interativa Aguai SP

De acordo com a palestra ministrada pela professora Roseli Gimeses sobre a literatura do átomo ao bit, entende–se que vivemos a cultura em transformação, pôr exemplo, os átomos temos como as coisas pesadas a carregar, como uma pedra onde há uma inscrição poética nos tempos pré histórico como eu carrego um livro por exemplo.

Agora se eu transformo esse mesmo poema em mídia digital, tenho uma maleabilidade pra levar a literatura pra onde eu quiser.

A mídia impressa ainda tem lugar garantido no gosto do consumidor, pelas cores, texturas, as imagens. Mas porem tecnologias digitais como o E-book, eletronic book também estão ganhando seu espaço e causando uma migração da mídia impressa principalmente por sua interatividade e sua maleabilidade.

A professora deu o exemplo do computador e lançou uma pergunta: os computadores digitais podem pensar? Há varias experiências digitais que relatam essa experiência como o exemplo ao qual ela citou do jogo de xadrez entre o ser humano e o computador onde a máquina venceu varias vezes a partida, mas isso só foi possível devido a um programa ao qual o computador tem que o fez vencer mecanicamente e não pensar.

Na palestra ela também citou o poema de Haroldo Campos que tanto pode se chamar lixo ou luxo dizendo que tanto o lixo quanto o luxo é supérfluo e também o poema de Décio Pignatari Beba Coca Cola essas são a poesia concreta.

Em seguida, ela falou sobre os livros eletrônicos e o que a mídia digital oferece, meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seus consumidores. Foi citado também o game Façade em 3D o jogo tem uma tentativa de mover as fronteiras tradicionais da hipermídia com narrativas interligadas para criar um drama interativo, interação emocional, interativa e comportamento psicológico de quem os jogam. É fundamental pensar que o game de computador é parte da conjuntura atual, da mesma forma que ficção pejorativamente chamada de entretenimento. Outro exemplo citado de interatividade interessante foi o Second Life que é um ambiente virtual onde as pessoas podem simular alguns aspectos da vida real e social, sendo usado até como experiência para educação no ensino de Línguas, porem tudo não passa de uma realidade virtual. A mídia impressa está passando por uma mudança histórica. Isso acontece devido ao fato da cultura digital conquistar cada vez mais usuários, gerando assim o progresso na mídia, tanto pela velocidade com que chega a informação quanto por praticidade e comodismo do fácil acesso à internet. As novas tecnologias da comunicação nos dias de hoje diminuiu a distância entre as pessoas. Acredito que a ferramenta tecnológica pode ser positiva para a sociedade, basta que saibamos usar, pode passar a ser algo negativo quando deixamos de usá-la como ferramenta e permitimos que ela nos domine e se as pessoas burlarem as regras. Podemos encontrar pessoas que realizam suas pesquisas somente pela internet, mas sabemos que os livros têm uma grande importância na vida acadêmica, pois no mundo digital, as informações são resumidas podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com