TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura Elevada Em Um Ambiente De Trabalho

Trabalho Escolar: Temperatura Elevada Em Um Ambiente De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos maiores problemas dos trabalhadores modernos no seu ambiente de trabalho é o desconforto causado pelo calor. É uma tendência do ser humano ser suscetível a temperaturas elevadas pois ele não foi "criado” para realizar tarefas nessas condições ambientais. Na sociedade atual, o posto de trabalho precisa ser adaptado ao homem, de forma em que não haja problemas reacionados a saúde.

O objetivo geral deste trabalho é analisar os efeitos em que más condições ambientais de trabalho podem causar no trabalhador.

O trabalho foi baseado de acordo com o resultado de artigos que verificaram os problemas ambientais de diferentes postos de trabalho.

De acordo com um artigo, para a medição da temperatura e umidade foi utilizado um único aparelho que tem as duas funções. O aparelho é denominado Termo-Higrômetro digital.

Um dos fatores emergenciais não só do posto de trabalho mais dequase toda a linha de produção é o trabalho em altas temperaturas. Ao suportar elevadas temperaturas ocorre redução no rendimento do trabalho. Na maioria dos exemplos vistos, a temperatura mantinha-se muito distante da ideal, como exemplo nas vistas em diversas áreas em uma prefeitura: Na área de Saúde a Assistência Social as temperaturas variam de 19,3° a 33,6°C durante o dia, na área de Administração e

Planejamento a temperatura vai de 20,1° a 30,9°C, ambas áreas demonstram temperaturas muito diferentes da ideal para o trabalho (20°C a 22°C).

A temperatura é um fator preocupante, e necessita de atenção, pois demonstra

um desequilíbrio muito elevado se comparado com a faixa de temperatura ideal recomendada. A temperatura se eleva dentro das salas durante o dia por vários

motivos, entre eles se destaca o sol bate diretamente nas salas; existe pouca ventilação natural, há apenas a ventilação artificial obtida através de ventilador. Com as altas temperaturas e a pouca ventilação nas salas o ambiente torna-se bastante abafado, principalmente no período vespertino.

Para acabar ou ao menos diminuir esse tipo de problema sugere-se que se instalem ventiladores de teto, pois eles distribuem mais a ventilação por todo o espaço físico, ou que sejam instalados aparelhos de ar condicionado.

Concluindo, observa-se a necessidade de reavaliação das condições ambientais.

A realidade supracitada mostra que ainda não existe preocupação dos administradores em verificar as condições em que o servidor desempenha suas atividades. É necessário mais atenção para esta questão, reservando recursos específicos para esta finalidade.

Referências:

http://www.academia.edu/1808879/Avaliacao_de_problemas_ergonomicos_prioritarios_em_posto_de_trabalho_de_uma_industria_de_bebidas

321_Artigo Ergonomia Seget2008 com identif_2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com