TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia para Amadores

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Instituto Teológico Quadrangular

Elentiana Aquino Duarte dos Santos

Resenha

TEOLOGIA PARA AMADORES

Alister Mcgrath

Contagem

2017

Elentiana Aquino Duarte dos Santos

Resenha

TEOLOGIA PARA AMADORES

Alister Mcgrath

                                                                                  Resenha Critica: livro Teologia para Amadores.

                                                                                            Trabalho de Introdução à Teologia.

                                                                                             Professor Eliel

Contagem

2017

Mcgrath, Alister. Teologia para Amadores. Traduzido por Rachel Vieira Belo de Azevedo. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2008.

Resenhado por Dos Santos, Elentiana.

Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King's College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a "teologia científica" e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King's College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.

   Este livro é de excelente linguagem, e fácil leitura e interpretação, o autor consegue nos mostrar como a teologia pode ser simples e de fácil compreensão.

  Um livro muito bem escrito por um ex-ateu, e um dos teólogos mais lidos do planeta. Por saber falar as coisas de Deus com simplicidade e naturalidade.

  Nesta obra o autor desfaz a ideia pré-existente em nós de que teologia é um seminário para formação de pastores, padres, ele nos mostra que teologia é sim para todos, e que acima de tudo a teologia nos ajuda a identificar o melhor ponto de partida para levar e elevar a fé cristã de uma forma mais eficaz para cada grupo de pessoas.

O livro começa com uma pergunta muito pertinente: Por que se importar com a Teologia? O autor também fala de como a Teologia teria de ser mais natural para os cristãos, mas que infelizmente a maioria não acha importante. Segundo o autor a Teologia traz profundidade e maravilhamento para nossa fé.

No capitulo que se segue, Mcgrath nos fala um pouco das analogias usadas na Bíblia, mostra como ela nos ajuda a entender certas situações. A Bíblia usa essas semelhanças para falar de Deus de forma mais simples, ele diz aqui que a Bíblia lança mão deste recurso por ser um meio de Deus se revelar a nós em proporções toleráveis. Neste sentido a Teologia nos  mostra que ela é uma forma de servir a Deus com  a mente e de forma correta.

Alister no capitulo 3 vem falando de extrair o significado correto dos acontecimentos. Aqui foi considerada a crucificação, ele fala que para a fé cristã é essencial que esse evento realmente tenha ocorrido. Não só o fato histórico da morte de Cristo é importante, mas o que este fato significa para nós. A morte de Cristo nos trouxe o perdão. A cruz de Cristo, seu sacrifício tem que ser bem examinados. Ele sofreu e morreu por nossos pecados, Ele pagou um alto preço.

No capitulo 4 deste livro Mcgrath vem falando de Deus “o todo poderoso”.  Como entender o caráter indescritível desse Deus, aqui o autor tratou de explicar a palavra onipotência que quer dizer a habilidade de Deus fazer, ou melhor, de alcançar seus propósitos, e um desses propósitos é a salvação. Deus onipotente é um Deus comprometido com a nossa redenção por causa do seu amor.

O tema abordado no capitulo 5 é o real entendimento das palavras. Ele diz que muitas vezes as palavras são usadas de forma habitual sem se saber o seu real entendimento, e a Teologia, nos auxilia neste sentido por detalhar as mesmas e nos permitir vê-las por inteiro. Ele ressalta ainda que ao nos esforçar para conhecer o significado das palavras nós melhoramos, aprofundamos a qualidade da nossa fé. O autor apresenta como exemplo a palavra “resgate” que é o preço pago para obter a liberdade de alguém. Em seguida ele relata três ideias que a palavra resgate nos remete à morte de Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com