TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Behaviorismo

Seminário: Teoria Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

Teoria Behaviorismo

A teoria behaviorismo teve inicio em 1913 com um manifesto criado por John B. Watson. O behaviorismo é um acontecimento que engloba as teorias sobre o comportamento dentro da psicologia, acredita-se que onodificações orgânicas dão um estimulo ao meio ambiente que reage de formas diferentes, é gerado mudanças no sistema motor e glandular. Mas nem toda conduta individual pode ser detectada pelo método teórico, por esse motivo foram surgindo pelos métodos teóricos, por esse motivo foram surgindo outras teses.

Eduard C. Tolman propôs o behaviorismo medicinal, em sua teoria, o organismo trabalha como um mediador entre a resposta, e um estimulo, esta linha de pensamento conduz uma tese sobre o sistema de aprendizagem, gerado no mecanismo do cérebro, assim, para cada grupo de estimulo o individuo produz um comportamento diferente. Tolman, ao contrario de Watson utiliza mais os processos mentais em sua pesquisa, criando uma estrutura a linha mentalista através da simbologia comportamental, por estes motivos ele é considerado um precursor da psicologia cognitiva.

Skinner na década de quarenta criou o behaviorismo radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. Ele foi radical contra as causas mentais, que explicam sobre a conduta humana, e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, ele acreditava que o individuo é um ser único e homogêneo, não um todo constituído por corpo e mente.

O behaviorismo filosófico é uma teoria que se preocupa com o sentido do pensamento e da concepção, baseado na idéia que as exposições dos métodos de ser a metade humana, é semelhante ás descrições de padrões de comportamento.

Teoria Gestalt

A psicologia Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da psicologia, ela foi criada por Chrinstian Von Ehrenfels, as bases dessa teoria psicológica foram estudadas dessa teoria psicológica foram estruturadas a partir desses estudos que estabeleciam a forma e sua percepção, por Max Wertheimer, Wolfgang Kohler, e Kurt Koffka.

A teoria da gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estimulo, e como este é percebido pelos sujeitos.

Por volta de 1870 estudiosos alemães pesquisaram sobre a percepção humana, as pesquisas deram origem a psicologia da gestalt ou boa forma.

Esta teoria traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto observando o comportamento do cérebro.

Teoria Construtivismo

A teoria construtivista é um processo onde ocorre o ajustamento de nosso modelo mental para que se possa incluir e organizar novas experiências.

Princípios do construtivismo

O professor tem que compreender como os alunos interpretam o mundo, assim compreendendo seu modelo mental fazendo com que o aluno veja sentindo naquilo que está aprendendo e não apenas memorize o que é lhe passado.

Um estilo onde o modo de ensinar seja cabível a cada aluno, se encaixa um pouco no estilo pessoal de cada aluno para que ele veja a aprendizagem como algo espontâneo.

Princípios Psicopedagógicos

A preocupação não deve ser apenas em ensinar, mas também fazer com que o aluno aprenda, descobrindo nele suas necessidades. Incluir o aluno para que ele possa sentir aquilo que lhe é passado e não apenas pensar, seu ensino é individualizado, demonstra, participação do aluno.

Teoria Psicanálise

A teoria psicanálise era uma teoria que estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, estes tipos de pessoa fechavam de tal maneira alguns tipos de sentimentos dentro da mente, que, após algum tempo esqueciam-se da existência.

Principais conceitos Behaviorismo

A princípio defendia como uma perspectiva funcionalista para a Psicologia em que o comportamento era estudado como certas variáveis do meio. Hoje se entende como comportamento, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer’ acontece: interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações daquele (suas respostas), e o ambiente (as estimulações). Conceitos da Teoria Psicanalítica Como uma atividade de fixação, vamos rever todos os principais conceitos da psicanálise. A energia mental é algo que pode ser transformado, dirigido, acumulado, preservado, descarregado e dissipado, mas não pode ser totalmente destruído.

Principais conceitos Psicanálise

Teoria Psicanálise é um sistema do aparelho psíquico nitidamente distinto do sistema inconsciente; qualifica as operações desse sistema pré-consciente. Os conteúdos não estão presentes no campo atual da consciência e, portanto, são inconscientes no sentido descritivo do termo, mas distinguem-se dos conteúdos do sistema inconsciente, à medida que permanecem de direito acessíveis à consciência.Conceito de Teoria do Construtivismo

Pode-se concluir que para alguns teóricos como Piaget, Vygotsy, bruner e Ausubel construtivismo é uma teoria, que procura descrever os diferentes estágios pelos quais passam os indivíduos, no processo de aquisição de conhecimentos, de como se desenvolve a inteligência humana e de como o individuo se torna autônomo. Em busca de descobertas feitas pelas teses construtivistas, muito se tem escrito sobre como se poderia ser o processo de ensino fundamentado nessa teoria, há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com