TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação da teoria do behaviorismo na educação

Pesquisas Acadêmicas: A aplicação da teoria do behaviorismo na educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  4.128 Visualizações

Página 1 de 5

O BEHAVORISMO – COMPORTAMENTAL

Watson houvera aceitado o reflexo condicionado, descoberto pelo russo Pavlov, como elemento básico para a explicação da aprendizagem e da formação da personalidade.

Pavlov 

• a espécie animal responde aos estímulos do ambiente de forma incondicionada;

• é possível condicionar a resposta a partir de estímulos neutros, modificando o comportamento incondicionado;

• os estímulos neutros passam a ser condicionados

*Eliminando alguns termos da Psicologia Clássica, o Behaviorismo substituiu a associação de sensações pelo condicionamento e a consciência pelo comportamento.

*Thorndike, outro americano, foi importantíssimo na popularização do behaviorismo com sua “lei do efeito”, pela qual um comportamento seguido imediatamente de uma recompensa agradável tende aumentar a sua frequência.

 John Watson  contrapondo às abordagens introspectivas da Psicologia desenvolve a sua teoria do comportamento utilizando sujeitos animais e humanos nas suas experiências. Ele via a Psicologia como parte das ciências naturais e toma o comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas.

 S  R

 Esta formulação corresponde aos critérios epistemológicos do positivismo.

 Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato.

 Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.

INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO

 A teoria behaviorista foi e ainda é, em nosso meio, amplamente utilizada, em termos de organização de situações de aprendizagem.

 Tornou-se um “vício” a programação prévia dos conteúdos, bem como o levantamento dos objetivos de aprendizagem, de forma sistemática, constituindo o plano de curso, entregue aos alunos no início das atividades do semestre ou ano letivo.

 Este procedimento, por exemplo, está arraigado a nossa prática docente, assim como a divisão do conteúdo em unidades ou pequenas etapas, do mais simples ao mais complexo.

 Podemos ainda citar a aprendizagem programada e a aprendizagem por múltiplas respostas como grandes contribuições de Skinner na área da educação.

 Para Skinner a aplicação de seus métodos à educação é simples e direta. Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforço sob as quais estudantes aprendem.

Em escolas, o comportamento de alunos podem ser modelados pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência e pelo oferecimento das recompensas ou reforços apropriados.

 A aprendizagem programada e máquinas de ensinar, são os meios mais apropriados para realizar aprendizagem escolar.

 O que é comum ao homem, a pombos, e a ratos é um mundo no qual prevalecem certas contingências de reforços.

 E a partir desses dados, Skinner lança a sua teoria denominada de Condicionamento Operante (comportamento que opera sobre o mundo – Ex: tocar um instrumento musical).

 Tal teoria provocou mudanças decisivas nas concepções de homem e de mundo e trouxe valiosas contribuições para o processo ensino-aprendizagem.

 A teoria behaviorista de Skinner considera a criança como um organismo passível de modelagem e totalmente manipulável, podendo seus desajustes ser corrigidos através da extinção (punição) ou da aplicação de reforços positivos.

 Para se chegar a obter um comportamento desejável, nem sempre se pode esperar que o sujeito emita este comportamento, a “modelagem” do comportamento.

 Assim, através do reforço diferencial ou através de aproximações sucessivas, chega-se ao ponto desejado.

 Por exemplo: se uma professora deseja obter o comportamento de os alunos ficarem quietos durante a aula, ela precisa de imediato, esperar que eles emitam este comportamento para reforçá-lo.

 Ela poderá usar o reforço sempre que o comportamento se aproximar do desejado.

 Desta forma estaria, então, “modelando” comportamentos através de “aproximações sucessivas”.

 Tipos de reforços (para instalar comportamentos):

 Reforço positivo: é aquele que apresentado a uma situação, faz aumentar a freqüência de respostas. Ex.: água, alimento.

 Reforço negativo: é aquele que, quando retirado, aumenta a freqüência da resposta. Ex.: choque elétrico, calor ou frio intenso, barulho.

 - reforço positivo - quando esse acontecimento comporta uma ocorrência agradável para o sujeito

 — reforço negativo - quando esse acontecimento envolve a remoção ou o afastamento de algo desagradável para o sujeito

 Reforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com