TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria Behaviorismo

Artigo: A teoria Behaviorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo

Behaviorismo é um conceito que engloba toda teoria sobre o comportamento, dentro da psicologia. Os principais ramos destas teorias são Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.

Behaviorismo é o termo dado pelo americano John B. Watson em 1913, behavior significa “comportamento”, logo Behaviorismo é o estudo do comportamento humano.

Os Behavioristas foram os primeiros da ciência do comportamento em critério de objetividade rompendo definitivamente com a tradição filosófica.

O autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível é, portanto possível de observação por uma ciência positiva. Assim qualquer modificação orgânica resulta de um estímulo do meio ambiente podendo provocar as modificações de comportamento, motor e do sistema glandular.

Skinner. Pavlov,Watson, nomes comuns para quem estuda analise de comportamento. A base da corrente skinnesiana antenoções de comportamento reflexo ou respondente para comportamento operante.

Ex.ª:

Estimulo discriminativo-resposta-estimulo reforçador

Estimulo (reforço) punitivo-estimulo aversivo

Comportamento respondente:

Em 1930 na Universidade de Harvard C.E.U., Skinner começou o estudo do comportamento operante. O desenvolvimento de seu trabalho levou-a analise da ciência do comportamento operante como nos dias de Keller: “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que , em algum momento opera sobre o mundo por assim dizer, quer direta ou indiretamente.”

Keller F.S. aprendizagem: teoria do reforço

EPU 1973

Skinner classificava reforços positivos e negativos:

Reforço é a apresentação de estímulos:

Reforço positivo oferece algo ao organismo.

Reforço negativo permite a retirada de algo indesejável e há dois processosimportantes, merecem destaque esquiva e a fuga:

A esquiva-estímulos aversivos condicionados e incondicionadosestãoseparados por um tempo apreciável.

A fuga – comportamento semelhante ao esquivo adiferença é sutil.

Ambos reduzem ou evitam os estímulos aversivos, mas em processos diferentes.

Outros processos formulados pela Análise Experimental de comportamento. A extinção, procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçado quando ignoramos algo que tenta chamar nossa atenção tende a desaparecer.

Punição

A punição é outro procedimento importante que envolve a consequência de uma resposta quando a apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador.

Controle de estímulo: o ambiente exerce sobre nós algum controle,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com