TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Critica E Teoria Institucional

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Critica E Teoria Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO TEORIA CRÍTICA.

A Teoria Crítica tem sua essência nos seguintes desenvolvimentos específicos do pensamento ocidental conforme Alvesson e Deetz. A relação de poder e conhecimento que surge com a perspectiva de todo conhecimento requer como referência primária as comunidades sociais contagiadas de relações de poder específicas ao invés de um mundo de essências ou objetos de conhecimento. A teoria de conflito social historicamente embasada em Marx acaba a inocência das perspectivas social, histórico, lingüísticas ao colocadas dentro de divisões sociais materialmente produzidas e negou qualquer desenvolvimento histórico unitário homogêneo. Um sujeito humano complexo, guiado por conflitos e freqüentemente alienado, ao invés de uma pessoa consciente, unitária, autônoma, desafiando qualquer pretensão de racionalidade simplória e a uma identidade clara e fixa. Esses desenvolvimentos refletem os discursos dominantes da época e a forma com que os autores combinam e reagem a eles dentro de um contexto histórico constituem as diferenças presentes na Teoria Crítica.

A Teoria Crítica mostrou como o modernismo estava baseado em mitos, com autoridade arbitrária, subordinado a vida social à racionalidade tecnológica e protegido os interesses de um novo grupo dominante. O conflito entre um discurso moderno e um tradicional onde a modernidade requer o que há de positivo é deslocado para um novo conjunto de conflitos que surgem dos problemas da própria modernidade. A Teoria Crítica representa o desenvolvimento ocidental como o desenvolvimento de um modernismo progressivo e instrumental obscurecendo uma sociedade tradicional com ganhos vantajosos e altos custos. A meta central da teoria crítica nos estudos da organização tem sido criar sociedades e lugares de trabalho livres de dominação, onde todos os membros tivessem igual oportunidade para contribuir para a produção de sistemas que venham ao encontro das necessidades humanas e conduzam ao progressivo desenvolvimento de todos.

A forma organizacional que percebemos em nossos dias é oriunda de teorias que se completaram e perceberam de forma distintas a melhor forma de administrar as organizações e suas complexidades dentro de seus contextos históricos. Assim a Teoria Crítica tem contribuído para o estudo das organizações, chamando a atenção em diferentes pontos associados às organizações e seus membros.

As mudanças estão presentes nas diferentes sociedades em função de um processo evolutivo característico das mesmas e dos indivíduos que a compõem. Essas mudanças e o conseqüente processo evolutivo estão atrelados à forma como os indivíduos e organizações vêem sua realidade, e a constroem ou transformam. A forma organizacional que percebemos em nossos dias é oriunda de teorias que se completaram e perceberam de forma distintas a melhor forma de administrar as organizações e suas complexidades dentro de seus contextos históricos. Assim a Teoria Crítica tem contribuído para o estudo das organizações, chamando a atenção em diferentes pontos associados às organizações e seus membros. O Humanismo Radical diz que a realidade fundamental do universo é mais racional que material, originando a noção de que o indivíduo, pela razão, cria o mundo no qual vive. O homem é dominado por uma superestrutura ideológica com a qual está em interação e que dificulta a relação entre ele mesmo e sua verdadeira consciência, caracterizando a alienação do homem que impede seu pleno desenvolvimento.

RESUMO TEORIA INSTITUCIONAL.

Tendo em vista a existência da necessidade de sobrevivência das empresas em meio às mudanças constantes do ambiente mercadológico em geral, com índice de globalização cada vez maior, como também da notável realidade em que clientes se tornam cada vez mais exigentes e criteriosos na escolha de seus fornecedores de bens e serviços.

Ao atuar em um determinado segmento de mercado, com o propósito de proporcionar bens e serviços á sociedade, as empresas precisam ter em pauta quais as peculiaridades desse ambiente em que estão inseridas, e como irão proceder para que possam sobreviver e ganhar vantagens em relação a seus concorrentes. O desenvolvimento de uma estratégia competitiva é o desenvolvimento de uma formula ampla para o modo como uma empresa ira competir, quais deveriam ser as suas metas e quais as políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com