TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Admistracao

Artigo: Teoria Da Admistracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento das Teorias da Admistracao

O conjunto de elementos, que integram a administração hoje, é o resultado de uma mecânica acumulativa, histórica e social de conhecimentos que começou lá na pré-história, passou pela Antiguidade, pela Idade Média, até chegar a nossos dias.

Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros

para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos

Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da Antigüidade, foram importantes, como: Egípcios – burocracia administrativa; Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas; Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais – guildas; Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.

Grandes filosofos da Idade Antiga deixaram seus escritos, para admistracao moderna. Socrates tinha admistracao como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento tecnico e da experiencia. Platao em sua obra A Republica expoe a forma de governo e admistracao dos negocios publicos.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos de seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresasda atualidade.

O fenômeno que gerou a moderna admistracao ocorreu no final do século XVIII e ao longo do século XIX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas,chamou-se Revolução Industrial. Teve inicio na Inglaterra e foi dividida em duas epocas. A primeira Revolucao Industrial ou revolucao do carvao e do ferro, passou for quatros fases:

- Mecanizacao da Industria e da Agricultura

- Desenvolvimento do Sistema Fabril

- Aplicacao da Forca Motriz a Industriael

- Espetacular aceleramento dos transportes e das comunicacoes

Segunda Revolucao Industrial ou a do aco e da eletrecidade com as seguintes caracteristicas:

- Cresce o dominio da industria pela ciencia

- Capitalismo Industrial da lugar ao capitalismo financeiro

- Ferro e substituido pelo aco como material industrial baixo

- Vapor pela eletrecidade e o petroleo como fontes de energia

Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo e por consequencias da Revolucao Industrial que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das organizacoes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com