TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade Etapa 1 E 2

Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho nos mostra a importância da contabilidade, seus objetivos e como uma empresa pode mudar com a contabilidade na parte econômica, financeira entre outras. A importância que a contabilidade tem em nossas vidas pessoais e como a usamos.

Apresentamos as semelhanças entre a empresa e a vida pessoal na contabilidade. Consideramos que pessoa jurídica também se encontra com necessidades e obrigações como a pessoa física. Que possuem os mesmo objetivos como lucrar, pois desejamos sempre ganharmos e termos sempre mais.

ETAPA 1

Passo 1 - Objetivo da Contabilidade

A contabilidade dentro da empresa tem como objetivos econômicos, financeiros, físicos entre outros, ciência social nada mais é que uma ação humana que gera e modifica o patrimonial de uma entidade, usando também métodos quantitativos como uma de suas principais ferramentas.

Usuários: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.

Acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários: São os administrados da entidade e o físico. As informações de natureza financeiras e econômicas constituem o núcleo central da contabilidade. As informações de natureza e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Seu objetivo é fazer com que o usuário possa ter uma visão futura avaliando a situação econômica e financeira. A informação de ordem econômica é respeito à movimentação das compras e vendas, das receitas e despesas, evidenciando prejuízos e lucros apurados nas transições realizadas. Já a informação de ordem financeira diz respeito ao fluxo de caixa, ou seja, entrada e saída de dinheiro.

São dividas por itens:

- Financeira: capital de giro, fluxo de caixa e etc.

- Econômico: Demonstração do resultado do capital, resultado e patrimônio.

- Física: numero de funcionário, cliente e quantidades geradas de serviços e produtos.

- Produtividade: utilização variada de avaliação, conceitos e quantitativos, receita bruta, deposito por clientes e etc.

Por meio de suas técnicas a contabilidade possibilita o controle permanente do patrimônio das empresas. Empresa é constituída para o desenvolvimento econômico, é uma unidade de produção resultante de três combinações, natureza, trabalho e capital. Patrimônio são itens necessários da empresa como, computadores, mesas, material de escritório, telefone e etc.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolver muitas vezes subjetividades e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico na qual as entidades estão operando.

Passo 2 - Semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa.

Ao compararmos a vida financeira de uma pessoa jurídica com a de uma pessoa física, vemos que existem vários pontos iguais e outros pequenos pontos diferentes. Em um desses pontos semelhantes podemos citar o fluxo de caixa, pois mantemos o controle financeiro nos programando no que temos a receber e pagar. Podemos também citar os investimentos, pois ter uma visão do futuro e necessário para uma empresa para que na frente esse recurso gere lucro. A pessoa física também tem seus investimentos, como por exemplo, aplicação bancaria, investimentos imobiliários ou investimentos não palpáveis como especializações, faculdade e cursos.

Nas semelhanças e divergências entre pessoa física e pessoa jurídica e muito pequena em questão a receitas. Pessoa física geralmente só tem uma fonte de renda com entrada de uma ou duas vezes ao mês ao contrario de pessoa jurídica que por ter vários clientes de outras empresas e consumidor final suas entradas podem variar conforme acordos e serviços. As despesas também são outro ponto de pequenas diferentes entre ambos, pois tanto a pessoa física como a jurídica pagam despesas básicas como luz, água internet entre outras.

Os fornecedores podemos dizer que é o que causa essa pequena diferença, no caso da pessoa física podemos usar de exemplo a loja de roupa e o supermercado, pois precisamos dos dois para produzirmos no mercado de trabalho, ou seja, temos que estar sempre bem vestimos e alimentados. Já a pessoa jurídica ela necessita da matéria prima para gerar seu lucro.

Então assim consideramos que pessoa jurídica também se encontra com necessidades e obrigações como a pessoa física. Possuem os mesmo objetivos como lucrar, pois desejamos sempre ganharmos e termos sempre mais.

ETAPA 2

Passo 1 – Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

ATIVO: Refere-se ao conceito de ativo à sua mensuração, aspecto importante, mas nem sempre devidamente compreendido pelos estudantes na área de Ciências Contábeis. O conceito de ativo é apresentado como “o conjunto de bens e direitos de uma entidade” ou como “as aplicações de recursos” de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos. Além de envolver valiosa discussão sobre as diferentes metodologias de elementos patrimoniais, o conceito de ativos é de utilidade para as definições de outros importantes termos como receitas, despesas, perdas e ganhos.

Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa. Segundo Judícibus (2009) - O ativo é classificado como núcleo fundamental da teoria da contabilidade.

PASSIVO: Hendriksen e Breda (2007) comentam que “os passivos foram, por muitos anos, o filho ignorado da contabilidade”. Porém, segundo estes autores “as circunstâncias têm forçado uma mudança de postura. Os passivos, atualmente, assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações de empresas”. O conceito do passivo tem acompanhado a evolução das discussões cientificas e tem passado por mutações relevantes na busca para refletir a realidade.

Segundo Sprouse e Moonitiz (1962), o passivo representa obrigações que uma empresa assume perante terceiros para que possa obter ativos ou realizar serviços. Essas obrigações normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com