TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Equidade

Artigo: Teoria Da Equidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da equidade

A teoria da equidade defendida por J. Stacy Adams incide na necessidade de justiça no local de trabalho enfatizada nas percepções pessoais do indivíduo.

Esta teoria tem por base a balança que o trabalhador (desempenho) oferece versus o que a empresa oferece (compensação).Consta na teoria que as pessoas sentem-se motivadas sempre que recebem ou esperam receber da organização uma compensação proporcional ao esforço investido em prol da organização, fazendo com que sejam compensados monetariamente ou através do reconhecimento público, promoção, transferências ou de qualquer outra forma.

Para avaliar a justeza da entre os seus investimentos e ganhos os trabalhadores recorrem a diversos termos de referência, podendo incluir o próprio (através da confrontação da realidade e das expectativas criadas ou a sua situação pessoal em dois momentos), colegas de trabalho da mesma organização ou pessoas que exercem cargos semelhantes noutra organização.

A equidade externa ocorre por comparação com pessoas fora da organização (gerente de balcão bancário poderá comparar a sua situação com o gerente de balcão bancário da concorrência enquanto a equidade interna tem por base a comparação face a membros da mesma organização (colega que trabalho que executa a mesma função).

As relações de equidade ou iniquidade resultam das percepções do trabalhador e não de uma medição objectiva da relação ganhos e investimentos/contributos .O que significa que a equidade e um fenómeno perceptivo e não um dado objectivo.

Existe uma situação de equidade quando o rácio de ganhos e investimentos do sujeito é semelhante ao rácio de ganhos e investimentos do referente(pessoa com a qual é feita a comparação).Existe iniquidade quando a razão entre os seus ganhos e investimentos é desigual aos ganhos e investimentos do sujeito referente (a comparação é feita entre rácio e não por valores absolutos de ganhos e investimentos que seriam de difícil mensuração pois englobam a componente intangível).

Os investimentos/contributos incluem:

- formação;

- conhecimentos específicos;

- experiência;

- empenhamento;

- esforço;

- e tudo o que o indivíduo considere uma contribuição para o trabalho.

Os ganhos referem-se ao salário, recompensas, estatuto, oportunidades de formação e promoção, segurança de emprego, entre outros.

São elementos de difícil ponderação de forma objectiva poisa percepção do esforço investido no trabalho pode evidentemente não ser a mesma para o indivíduo e para empresa(ex.empregado achar que fez um investimento, ao passo que a empresa avalie esse investimento de forma menos favorável.

Esta compensação será considerada justa quando outras pessoas que desempenham atividades semelhantes recebem a mesma compensação.

No caso da compensação ser diferenciada e neste caso, os indivíduos sintam-se prejudicados, leva à insatisfação e à sua redução da contribuição dentro da organização levando a que abandone e não renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com