TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Motivacional da Equidade

Por:   •  6/5/2015  •  Seminário  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 11

1

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO SETOR

(MACRO AMBIENTE OU AMBIENTE GERAL)

Ambiente Político/Econômico

O produto “Sensor de Mercado” é desenvolvido e produzido em território nacional, assim não haverá gastos extras com importações de peças ou de software (onde há empresas que podem desenvolver software específico para a área).

O produto tende a impactar no PIB (Produto Interno Bruto) do país no que diz respeito à infraestrutura nacional, em contrapartida, a tecnologia ocasionará demissões em massa pela substituição de pessoas/máquinas. Por outro lado o produto oferecerá uma redução significativa dos gastos com funcionários.

Haverá um aumento no custo do produto referente à aquisição da nova tecnologia, contudo o custo/beneficio será equivalente aos serviços prestados.

O Brasil tem passado por uma situação econômica delicada nos últimos anos. De acordo com as informações do Banco Central a taxa de compra do dólar comercial hoje é 3,1469 e a taxa de venda 3,1476. A meta da inflação projetada para 2015 é de 4,5% e a taxa anual da SELIC está em 12,65%. Diante deste cenário econômico, pode-se afirmar que o mercado brasileiro não está em uma fase atrativa e isso pode ter grande impacto para o produto, principalmente em seu preço.

Ameaças

  • A economia atual não está favorável e o produto deve encarecer, visto que alguns materiais/serviços obtidos por meio de fornecedores podem ser importados o que dificulta a negociação do preço dos produtos (tanto o sensor de mercado quanto o custo dos produtos dentro do mercado).

Oportunidades

  • O setor de varejo alimentício é o que mais sofre com a inflação, mas isso não o leva a ter grandes prejuízos, já que estão comercializando produtos de bens necessários;
  • Reduzirão, de forma significativa, gastos da empresa com a substituição dos caixas.

Ambiente Legislativo

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o projeto deve ser fundamentado dentro das normas exigidas no mesmo, estabelecendo diretrizes para facilitar o manuseio do consumidor, expor manuais de instrução e criar suportes técnicos qualificados para sanar qualquer dúvida ou defeito que venha a ter no produto.

Temos o dever de cumprir e exercer os direitos dos consumidores, pois é responsabilidade do mesmo a reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

Parte FISCAL (Tributos e Impostos):

Nós vamos fornecer os produtos e prestar serviço referente ao mesmo, como assistência técnica e manutenção. Inicialmente acreditamos que se enquadrará no sistema fiscal padrão, cumprindo com as obrigações dos impostos padrões como:

ISSN - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

PIS - Relacionados a benefícios dos funcionários

COFINS - Contribuição para o financiamento da seguridade

A empresa optará pelo regime de impostos Simples Nacional onde a maioria dos tributos é revertida em uma única alíquota de acordo com o enquadramento fiscal da empresa.

O regime Simples Nacional é destinado para micro empresas ou empresas de pequeno porte com faturamento bruto anual limite de R$ 3,6 Milhões de reais.

Para calcular os tributos específicos do produto teria que ser feito uma consulta junto a Receita Federal, pois ainda não há no atuando no mercado comercial nenhum concorrente, ficando assim sem parâmetros.

Ameaças

  • Quando a existência de importação de peças ou produtos vai ter a variação do imposto cobrado por esta atividade, podendo ter uma interferência significativa no valor do produto.

Oportunidades

  • Nova oportunidade de mercado, pois o produto é inovador no mercado nacional e tem uma ampla área a ser explorada e desenvolvida;
  • Não existe uma legislação específica em vigor, portanto temos uma facilidade na legislação.

Ambiente Tecnológico

Em pesquisa realizada pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) em parceria e coordenada pelos professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) foram avaliadas 117 empresas em 20 estados brasileiros, onde 50% das empresas recebem os produtos dos fornecedores diretamente nas lojas, sem o intermédio de um centro de distribuição (CD). Dos dados gerais, constata-se que o investimento em tecnologia corresponde a menos de 2% das vendas dos supermercados.

Segundo a pesquisa, a tecnologia em supermercados no Brasil, a área de T.I, é vista mais como suporte do que como parte estratégica, na qual poderia ser usada para obter mais lucro e também em melhorias do processo interno do supermercado, (redução do fluxo de pessoas nas filas, rapidez no atendimento nos balcões, descrição digital detalhada dos produtos, etc.). Das ferramentas é interessante afirmar que os fornecedores e os produtos ofertados são fragmentados (pouca oferta/muita demanda), das quais as mesmas não se comunicam entre si.

Ameaças

  • Investimento baixo em tecnologia para supermercados;
  • Área de T.I não é vista estrategicamente, mais apenas como suporte na maioria das empresas pesquisadas;
  • Falta de integração entre os sistemas, fornecedores que criam softwares e hardwares que em sua maioria não conversam entre si;
  • Fragmentação dos fornecedores de produtos tecnológicos nos supermercados (são poucos fornecedores).

Oportunidades

  • Frente de caixa e áreas de apoio são departamentos, onde o uso da tecnologia mais prevalece, com presença significativa de soluções de terceiros.
  • Tecnologia que trazem ganhos operacionais; reduz o custo e aumentam a produtividade.

Ambiente Sociocultural/Demográfico

Após analisar o cenário referente ao cenário sociocultural/demográfico, verifica-se que a empresa produzirá uma forma inovadora de compras em supermercados facilitando a rotina dos clientes.

Há alguns anos atrás, fazer compras em supermercados não era tão estressante quanto nos dias atuais que chega a ser desgastante e demorado para quem frequenta esse ambiente por causa das filas e superlotação dos supermercados. O “Sensor de Mercado” tem o objetivo de transformar uma tarde de compras rotineira e demorada em um processo simples e rápido. Tem como prioridade melhorar a qualidade de vida dos consumidores, dos funcionários e gerencial fazendo com que tenham mais agilidade e praticidade cumprindo uma de suas principais atividades e diminuindo significativamente filas que os clientes enfrentam para efetuar o pagamento de suas compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (332.8 Kb)   docx (137.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com