TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Equidade

Exames: Teoria Da Equidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da Equidade

 Segundo John Stacey Adams:

A Teoria da Equidade foi formulada nos anos de 1960, por John Stacey Adams, que enfatizou que, o importante na determinação da motivação, não são os níveis absolutos e sim, os níveis relativos, dos resultados que uma pessoa obtém e das contribuições que oferece. Especificadamente, a motivação é influenciada pela comparação da relação resultado/contribuição de um individuo com a relação resultado/contribuição de um referencial. O referencial poderia ser outra pessoa ou um grupo de pessoas que são vistos pelo individuo como seus similares.

Segundo John Stacey Adams, essa teoria, é uma das várias teorias sobre motivação, que coloca a ênfase na percepção pessoal do indivíduo, sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização. Esta teoria depende da balança entre o que o trabalhador (desempenho) oferece versus o que a empresa oferece (compensação).

Para Adams existem dois componentes básicos nas relações de troca entre os indivíduos e as organizações: os insumos e os resultados. As expectativas dos funcionários quando ingressam em uma organização podem ser considerados com insumos. Esses insumos podem ser as habilidades, criatividades, esforço, qualificação entre outras características pessoais que o funcionário acredita que possam agregar valor a empresa e espera ser recompensado por isso. Almeja como resultados bonificações, benefícios, novas responsabilidades no trabalho, aprendizagem constante entre outros (KINICKI; KREITNER, 2006).

A Equidade proposta por Adams envolve conceitos de justiça que podem ser classificados segundo Rego e Souto (2002) de duas formas: justiça distributiva e justiça procedimental.

A justiça distributiva diz respeito à forma como a organização distribui seus recursos entre seus membros. Refere-se, por exemplo, aos salários, classificações obtidas nas avaliações de desempenho, medidas disciplinares, distribuição orçamentária entre os departamentos (PALOZOLLI, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com