TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Relações Humanas

Ensaios: Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria das relações Humanas

A teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawhorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e posição à Teoria Clássica da Administração. A Teoria Clássica pretenderá desenvolver uma nova filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e método de trabalho constituem as preocupações básicas do administrador. Todavia apesar da hegemonia da Teoria Clássica e do fato de não ter sido questionada por nenhuma outra teoria administrativa durante as quatro primeiras décadas do século XX, seus princípios nem sempre foram pacificamente aceitos.

Experiência de Hawthorne

A Escola das Relações Humanas surgiu efetivamente com Experiência de Hawthorne, realizada numa fabrica no bairro que dá nome à pesquisa, em Chicago, EUA. O médico e sociólogo australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção.

O primeiro teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porém, foi encontrada uma variável difícil de ser isolado, o fator psicológico dos trabalhadores. Por conta desse fator mudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança ( ex. lanches, intervalos, mudança nos incentivos e nos horários de trabalho.)

Contribuições da teoria: As principais contribuições da Teoria das Relações Humanas para a prática da Administração pelas empresas foram:

a) Maior abrangência de participação e de contribuição dos diversos profissionais das empresas, independentemente do seu nível hierárquico.

b) Melhoria nas comunicações entre todos os níveis hierárquicos das empresas.

c) Reconhecimento da necessidade e da validade dos programas estruturados para maiores níveis de capacitação, de conhecimento e de habilidade dos diversos profissionais das empresas.

d) Estruturação e aplicação de pesquisas e das ciências do comportamento, bem como de uma abordagem de atuação humanística e democrática nas empresas.

Instrumentos Administrativos resultantes: Os estudos decorrentes da Teoria das Relações Humanas proporcionaram a consolidação de três instrumentos administrativos de elevada importância para as empresas.

a) Liderança: é um processo em que uma pessoa é capaz, por suas características individuais, de aprender as necessidades dos profissionais da empresa, bem como de exprimi-las de forma valida e eficiente, obtendo o engajamento e a participação de todos no desenvolvimento e na implementação dos trabalhos necessários ao alcance das metas e objetivos da empresa.

b) Comunicação: é o processo interativo e de entendimento, assimilação e operacionalização de uma mensagem – dada, informação, ordem – entre o emissor e receptor por um canal determinado momento, e visando a um objetivo especifico da empresa.

c) Criatividade: é a capacidade, intrínseca ao individuo diferenciado, de dar origem, com maior ou menor sustenção metodológica e técnica, a uma nova situação de realizar algo já existente ou preferencialmente, algo novo.

Principais críticas recebidas:

As principais críticas que a Teoria de Relações Humanas tem recebido ao longo do tempo são:

a) Limitação exagerada no tipo de empresa pesquisada

b) Limitação exagerada na amplitude de analise

c) Limitação no tratamento das questões e variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com