TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Relações Humanas

Trabalho Escolar: Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

4.5 Crítica

Oposição cerrada à Teoria Clássica:

Teoria clássica da administração e da teoria das relações humanas representam duas visões de gestão sobre os extremos opostos do espectro. Uma visão se concentra em olhar para os trabalhadores apenas como um meio para chegar ao trabalho feito, enquanto o outro se concentra no desenvolvimento de uma organização e os comportamentos e motivações dos funcionários. (A maioria dos gerentes acham que uma combinação das duas teorias serve melhor-los em seus negócios.)

.

Inadequada visualização dos problemas das relações industriais: A escola das Relações Humanas são soube compreender o problema do conflito e dos interesses conflitantes dos empregados e dos empregadores. Ao invés de, atuar sobre as causas do conflito (controles formais, pouca utilização das aptidões dos empregados), procuraram tornar mais agradáveis para os operários as atividades extra-funcionais.

Concepção ingênua e romântica do operário: imaginavam o operário feliz, produtivo e integrado ao ambiente de trabalho. Nem sempre o encontravam assim nas pesquisas posteriores, que encontravam operários felizes e improdutivos, infelizes e produtivos, descaracterizando a relação entre satisfação e produtividade.

^ Limitação do campo experimental: os autores limitaram-se ao mesmo ambiente restrito de pesquisa, a fábrica, deixando de verificar outros tipos de organizações, como bancos, hospitais, universidades.

Ênfase nos grupos informais: a teoria concentrou-se exageradamente no estudo dos grupos primários, supervalorizando a coesão grupal como condição da elevação da produtividade. Contudo, pesquisas têm revelado que a união do grupo não está necessariamente correlacionada com o aumento de produtividade, podendo até ser disfuncional, integrando o grupo contra a direção.

O enfoque manipulativo das relações humanas: manipulação é todo e qualquer processo por meio do qual se condiciona o indivíduo a fazer qualquer coisa sem a sua participação realmente livre.

Ao receber tantas críticas, a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com