TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Relações Humanas

Artigos Científicos: Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos. É a partir das relações humanas que ocorrem as mudanças, nos ambientes de trabalho e convívio social, onde surge o crescimento e o desenvolvimento para que haja expansão de projetos em grandes e pequenas empresas onde á uma boa relação humana á também uma grande interação de pessoas havendo assim melhores resultados entre administrador e seus subordinados.

A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A Teoria das Relações Humanas, também denominada Escola Humanística da Administração surgiu em meios da Experiência de Hawthorne. Oposição cerrada à teoria Clássica da Administração, anteriormente voltada para as tarefas e para a estrutura, também a uma filosofia empresarial, onde os métodos de trabalho e a tecnologia são pontos extremamente preocupantes. Os princípios da teoria das Relações Humanas são: A necessidade de ser humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, as ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin, e as conclusões da experiência de Hawthorne. A experiência de Hawthorne visava uma política pessoal que valorizava o bem estar dos operários, através de salários satisfatórios e boas condições de trabalho, a mesma era formada por três fases:

A primeira experiência Hawthorne se baseia na analise de dois grupos de operários que faziam mesmo trabalho em condições idênticas porem com iluminação diferente, um trabalhava sob intensidade de luz variável enquanto o outro tinha intensidade constante. Foi verificada a existência e uma variável, denominada fator psicológico: os operários trabalhavam de acordo com suas suposições pessoais, ou seja, se achavam obrigados a produzir mais de acordo com a intensidade de luz. Através desta experiência se constatou a influencia do fator psicólogo sobre o fator físico. Na segunda fase foi criado um grupo de observação: com cinco moças exposta a boas condições de trabalho, orientadas a trabalhar dentro do normal e ficar à vontade no trabalho. Novamente foi observada uma relação entre as condições de trabalho e o fator psicológico. Através da terceira experiência de Hawthorne iniciou–se o Programa de Entrevistas para melhor compreensão da visão dos funcionários sobre a empresa, a experiência foi bem recebida por ambas às partes e gerou resultados positivos como a existência da organização informal.

Com a organização informal os operários se mantêm unidos através de laços de lealdade. Quando o operário pretende também ser leal à empresa, essa lealdade dividida entre o grupo e a companhia traz conflito, tensão e inquietação. As experiências de Hawthorne foram de muita influência para os princípios da Administração moderna e resultaram em conclusões importantes como: o nível de produção é resultado da integração social, o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo, o comportamento dos operários é condicionado por normas e padrões sociais, os grupos informais constituem a organização humana da empresa, as relações humanas são importantes, a especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho e é importante fornecer uma atenção especial aos elementos emocionais não planejados e irracionais. Com a Teoria das Relações Humanas surgiu o conceito do homo economicus, o qual afirma que o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais. As pessoas são motivadas por necessidades de reconhecimento, de aprovação social e participação em grupos sociais nos quais convivem. Elton Mayo, fundador do movimento, levantou uma série de conceitos: o trabalho é uma atividade grupal, o operário não reage como individuo isolado, mas como membro de um grupo social, a tarefa da administração é formar um grupo capaz de compreender e se comunicar, com chefes democráticos, persuasivos e simpáticos a todo o pessoal, passamos de uma sociedade estável para uma sociedade adaptável, mas negligenciamos a habilidade social, o ser humano é motivado pelo reconhecimento e a civilização industrializada traz como consequência à desintegração dos grupos primários. “A Teoria das Relações Humanas mostra o esmagamento do homem pelo impetuoso desenvolvimento da civilização industrializada”. Através da análise da Teoria das Relações Humanas foi possível constatar de que é extremamente importante conciliar e harmonizar as duas funções da organização industrial: a função econômica e a função social, para assim, além de produzir bens e serviços, distribuir satisfações entre os participantes, garantindo o equilíbrio interno e externo.

CARACTERISTICAS DAS RELAÇÕES HUMANAS

• Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.

• Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.

• Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante seus colegas.

• Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.

• Relações Humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos.

• Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.

• Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal.

DECORRÊNCIA DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Com o advento da Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: Fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os princípios clássicos passam a ser duramente contestados. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo completamente diferente, pois o homoeconomicus cede lugar ao homem social. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.

MOTIVAÇÃO

A teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com