TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Economia

Artigos Científicos: Teoria De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 7

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

1. Enumere e descreva sumariamente quais os principais instrumentos da política monetária.

a) Emissão de moeda

b) Operação de mercado aberto

c) Depósitos compulsórios

d) Operações de redesconto

2. A que objetivos de política econômica o manejo dos instrumentos monetários pretende atender?

a) Combate ao desemprego

b) Combate de renda

c) Combate à inflação

d) Combate e desenvolvimento Econômico

3. Explique como as operações de redesconto podem aumentar ou diminuir as reservas bancárias, afetando a oferta de moeda.

O aumento da taxa de desconto leva um aumento das reservas bancarias, e por consequência uma redução de oferta de moeda e o aumento da taxa de juros.

4. Se as autoridades monetárias considerassem que o nível de gasto das famílias é maior do que a capacidade de produção das empresas, como atuariam?

Se as pessoas carregam os meios de pagamento apenas sob a forma de papel-moeda em poder do público, uma unidade adicional de base monetária dará origem a uma unidade adicional de M1;

5. Se o BACEN reduz a quantidade de empréstimos que concede aos bancos, que ocorrerá com a taxa de juros? Que consequências terá essa atuação sobre o investimento das empresas?

6. Conceitue desenvolvimento econômico.

Nem todo desenvolvimento econômico traz riquezas. Por isso, desenvolvimento econômico é a capacidade de aplicar, economicamente, o conhecimento adquirido de um povo, corporação ou nação, transformando-o em bens e valores duráveis ou não.

7. Conceitue crescimento econômico.

O crescimento económico é o aumento da quantidade de mercadorias e serviços produzidos por uma economia dentro de algum período. É convencionalmente que este medida do aumento do PIB considerando em percentagem. O crescimento é normalmente calculado em verdadeiros termos, isto é em termos ajustados por inflação nos preços das mercadorias e serviços produzidos. Na economia, "o crescimento económico" ou "a teoria de crescimento económico" tipicamente refere-se ao crescimento da produção potencial, isto é, produção "no emprego cheio," que é causado pelo crescimento em exigência agregada ou produção observada.

8. Distinguir os impostos diretos e indiretos.

Impostos diretos- São os impostos que os governos (federal, estadual e municipal) arrecadam sobre o patrimônio (bens) e renda (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos trabalhadores. São considerados impostos diretos, pois o governo arrecada diretamente dos cidadãos.

Impostos indiretos- São os impostos que incidem sobre os produtos e serviços que as pessoas consomem. São cobrados de produtores e comerciantes, porém acabam atingindo indiretamente os consumidores, pois estes impostos são repassados para os preços destes produtos e serviços.

9. Explique a política fiscal expansionista.

Política fiscal expansionista: quando o objetivo é estimular a demanda agregada, especialmente quando a economia está atravessando um período de recessão e precisa de um "empurrão" para se expandir. Como resultado, temos a tendência de déficit ou até mesmo levar à inflação.

10. Explique a política fiscal contracionista.

Política fiscal contracionista: quando o objetivo é reduzir a demanda agregada, por exemplo, quando a economia está em um período de expansão excessiva (superaquecimento econômico) e, há a necessidade de retração econômica, em consequência da excessiva inflação que se constrói neste cenário.

11. Explique a política monetária restritiva.

Em uma política monetária restritiva, a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços.

12. Explique a política monetária expansiva.

A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.

13. A política monetária e a política fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato:

a) A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos pelo governo, enquanto a política fiscal trata das taxas de juros.

b) A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos.

c) A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política fiscal funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos.

d) Não há, essencialmente, diferença entre as duas, uma vez que os objetivos e as técnicas de operações são os mesmos.

e) Nenhuma das anteriores.

14. De acordo com as políticas fiscal e monetária. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

a) (F) Caso a política fiscal assuma a forma de uma redução dos impostos, seu impacto sobre a demanda se dará pela diminuição da produção e do emprego.

b) (V) A política fiscal é dividida em dois segmentos: a política tributária, cujo objetivo é captar os recursos necessários ao atendimento das funções da administração pública, e a política de gastos, que trata da aplicação desses recursos.

c) (F) São consideradas medidas de política fiscal recessiva a REDUÇÃO de impostos e dos gastos públicos.

d) (V) A política monetária RESTRITIVA engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com