TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dos Sistemas

Exames: Teoria Dos Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

Teoria de Sistemas

A teoria de sistemas teve seu primeiro enunciado em 1925, foi proposta pelo biólogo Ludwing Von Bertalanffy em 1937, alcançando seu auge de divulgação na década de 50. É o método que procura entender como os Sistemas funcionam.

Sistema pode ser definido como um conjunto de partes entre si, desde que todas as partes, tenham o mesmo foco. São feitos de duas partes, Físicos ou concretos (equipamentos, maquinas, pessoas...) e Conceituais e abstratos (ideias, símbolos, regras, comportamento emocional...).

Todo Sistema é dinâmico e tem processos que interligam os componentes em resultado.

A Teoria de Sistemas é utilizada para o desenvolvimento de todos os ramos da ciência, como por exemplo: engenharia, computação, vida e inteligência artificial, jogos desportivos coletivos, turismo, entre outras.

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_sistemas, acesso 07/09/2013

• Facets of Systems Science; KLIR, George J.; Springer Verlag; 1994

• Introdução à Teoria Geral da Administração; CHIAVENATO, Idalberto; Ed. Makron Books

• Teoria Geral dos Sistemas; BERTALANFFY, Ludwig Von.; Ed. Vozes;1975.

• A Teia da Vida; CAPRA, Fritjof; Ed. Cultrix; 1997.

• Teoria Geral da Adminstração; Antonio Cesar Amaru Maximiniano; 2ª Edição, Editora Atlas; 2012

Teoria da Matemática

A Teoria da matemática tem a função de criar modelos matemáticos para aplicação nas organizações, a fim de solucionar problemas de tomadas de decisão e como avaliação futura caso venha a ocorrer.

Sua aplicação permite um melhor entendimentos dos fatos, do que os expressados verbalmente. É utilizado através de formulas matemáticas e lógicas conduzindo a soluções quantitativas. Nessa teoria permitisse o uso de computadores para processar grandes volumes de dados.

Sua maior função é a busca de solução através dos meios alternativos, preocupando com os meios e não com o conteúdo da decisão.

Os modelos matemáticos citados acima, fazem a representação/simulação da realidade, a fim de escolher a melhor forma para solução de problemas, sejam esses ocorridos ou futuros.

A pesquisa operacional é um dos instrumentos utilizados, pois através da analise dos problemas ocorridos no Sistema, ela torna o processo decisório cientifico, racional e lógico.

• http://plugadonaadm.webs.com/matematica.html, acesso 07/092013

• CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 2007.

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_matem%C3%A1tica_da_administra%C3%A7%C3%A3o, acesso 07/09/2013

• CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.4ª Edição. Ed. Makron Books.

Teoria da Tecnologia da Informação

Tambem pode ser chamada de Teoria matemática da comunicação, pois Claude Shannon (1916-2001), foi o primeiro a considerar a comunicação como um problema matemático baseado nas estatísticas e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits.

O artigo A Mathematical Theory of Communication (A Matematica da Comunicão) escrito por Claude Shannon de julho a outubro de 1948, foi o marco dessa teoria. Nesse artigo, é introduzido pela primeira vez um modelo quantitativo e qualitativo da comunicação apresentando-a como m processo estatístico subjacente à teoria da informação. Shannon inicia seu artigo dizendo:

"O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um dado ponto, exata ou aproximadamente, uma mensagem produzida em outro ponto."

Nesse desenvolvimento, Shannon definiu uma medida chamada de entropia, definida como:

onde é o logaritmo na base 2, que determina o grau de caoticidade da distribuição de probabilidade e pode ser usada para determinar a capacidade do canal necessária para transmitir a informação.

A informação numa mensagem passou a ser chamada de Entropia e está diretamente relacionada à entropia definida por físicos.

Essa teoria criada por Shannon é utilizada para medir incerteza sobre um espaço desordenado, como por exemplo o espaço entre as letras do alfabeto.

Definiu também os componentes de um modelo de comunicação, tais como o emissor, o recetor, o canal, o código, a mensagem e o ruído. As conclusões da dita teoria foram muito proveitosas para o desenvolvimento da telecomunicação e da sua junção com a inteligência artificial.

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_informa%C3%A7%C3%A3o, acesso 07/09/2013

• http://www.infopedia.pt/$teoria-da-informacao;jsessionid=eeWyEIe0T9uJZiYClSK2Jw, acesso 07/092013

• teoria da informação. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013.

Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$teoria-da-informacao>.

Teoria Contingencial

Na teoria contingencial, nada é absoluto, tudo depende, pois a própria palavra Contingencia significa algo incerto ou eventual que pode suceder ou não, dependendo das circunstancias. Ela surgiu da necessidade de pesquisa sobre a melhor forma de atuar nas organização e tem como principio básico a tecnologia e o ambiente, de modo que as organizações apresentem interações entre si.

Segundo Chiavenato (Chiavenato, Idalberto; Administração: Teoria, Processo e Prática, 3ª Edição, pág. 22), "as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais." As características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações. Os aspectos universais e normativos devem ser substituídos pelo critério de ajuste entre cada organização e seu ambiente e tecnologia. O ambiente impõe desafios externos à organização enquanto a tecnologia impõe desafios internos.

• http://plugadonaadm.webs.com/contingencia.html, acesso 07/09/2013

• Obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com