TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dos Sistemas

Trabalho Escolar: Teoria Dos Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O mundo vive hoje uma era de alta tecnologia. As organizações alcançam elevados níveis de lucratividade e crescimento. O aumento da qualidade de vida das pessoas é fruto, em boa parte, dos avanços na ciência da Administração, que permitiram avanços como aumento da produtividade e otimização da produção com recursos cada vez mais escassos, inovações tecnológicas e reflexos em muitas outras áreas do conhecimento que permitiu o atendimento de inúmeras necessidades da humanidade.

Será apresentado nessa etapa do trabalho as Ênfases na Tecnologia e no Ambiente. A pesquisa será direcionada especialmente nas seguintes teorias.

1 . Teoria dos Sistemas

2. Teoria Matemática

3. Teoria da Tecnologia da Informação

4. Teoria Contingencial

Teoria de Sistemas - A essência do enfoque sistêmico é a idéia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos. O pressuposto básico é de que todas as partes da organização devem trabalhar em conjunto para alcançar a sinergia. A preocupação com o ambiente externo à organização é outra característica importante dessa teoria, tendo em vista que as anteriores não davam a devida importância ao impacto que o ambiente pode ocasionar na gestão e nas ações organizacionais.

Teoria da Matemática - Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica

Teoria da Tecnologia da Informação - É a partir da ligação de computadores com os diversos meios de comunicação que emergem as Tecnologias da Informação e Comunicação; Isso impulsiona um novo contexto, na qual a informação e o conhecimento tornam-se moeda de valor nas organizações e sociedade contemporâneas.

Teoria Contingencial - É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização: a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais, assim, não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar. Tudo depende (it depends) das características ambientais relevantes para a organização. As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.

Desenvolvimento:

Teoria dos Sistemas

A Teoria geral de sistemas tem como objetivo analisar a natureza dos sistemas e a interrelação entre suas partes, assim como a interrelação entre eles em diferentes espaços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com