TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria E Prática Da Narrativa Jurídica-Fichamento

Exames: Teoria E Prática Da Narrativa Jurídica-Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Conforme Fetzner(2008, p.18) fundamentar um determinado ponto de vista exige do argumentador, muitas vezes, que alguns fatos motivadores de sua tese sejam narrados. A descrição de determinadas condutas pode igualmente colaborar para justificar a tese sustentada. A única certeza, é que narração, descrição e dissertação podem compor, juntas, um só texto e sua separação só se justifica, não raro, por razões acadêmicas.

Enquanto narrar consiste em evidenciar fatos com experiências e desenvolvidos em um determinado tempo e espaço, descrever caracteriza-se por deitar sobre o mundo um olhar estático localizando os elementos da descrição e atribuindo-lhes qualidades que os singularizam. O modo descritivo não apenas completa o narrativo - ou o dissertativo – mas dá-lhes sentido.

Conforme Fetzner(2008, p.20) a narração é a modalidade de texto que se caracteriza pelo seqüenciamento de fatos ao longo do tempo. Trata-se, na verdade, de contar uma história, com todos os eventos, por meio de um narrador. O primeiro passo é exatamente escolher se esse narrador participará ou não da história contada, ou seja,se a narração será em 1° ou em 3° pessoa. Feito isso, o narrador contará um dado fato que se passou em determinado tempo e lugar. Soma-se a isso que só existe fato, só há ação, se praticada por determinado personagens.

Narrar é, portanto, uma atividade posterior à existência de uma realidade que se dá, necessariamente, como passada. Soma-se a isso que é importante, para a produção de uma narrativa clara, completa, que também sejam apresentadas as causas motivadoras das ações dos personagens e as possíveis conseqüências geradas por esse acontecimento.

“Elementos do texto narrativo tradicional”:

Fato – o que se vai narrar; os acontecimentos e as ações propriamente ditos;

Personagem – aquele ou aqueles que participaram da história ou observaram os fatos ocorridos;

Lugar – onde se passa a história;

Tempo – quando o fato aconteceu;

Enredo – a sequência encadeada e articulada dos fatos que compõe o conteúdo da história;

Causa – o motivo que determinou a ocorrência;

Consequência – o que decorreu das ações praticadas;

Modo – como ocorreram os eventos.

Conforme Fetzner(2008, p. 24) a descrição é marcada pela enumeração de características de um objeto, de um ambiente, de uma pessoa. A descrição realiza uma espécie de “recorte” das imagens disponíveis e enumera as características observadas em um determinado momento e em pontos específicos.

Uma boa descrição de uma pessoa, por exemplo, deve levar em conta, senão todos, pelo menos grande parte das características físicas (altura, peso, cor da pele e dos cabelos, idade, traços do rosto, voz, modo de se vestir, etc. – descrição objetiva) e das características psicológicas do indivíduo (personalizada, temperamento, caráter, preferências e aptidões, dentre outros – descrição subjetiva).

Conforme Fetzner(2008, p. 28) a dissertação está presente no cotidiano de todas as pessoas que, a todo momento, precisam sustentar opiniões, posicionarem-se em relação aos acontecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com