TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral

Exames: Teoria Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade 1 - Teorias da Administração

Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das tendências da administração e das influencias históricas; Levar o aluno a compreender alguns conceitos básicos das organizações; Proporcionar ao acadêmico a compreensão em relação ao ambiente organizacional; Prover conhecimentos acerca do processo administrativo; Levar o aluno a compressão do ambiente externo das organizações, e ao debate acerca de como esta a influencia.

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Vamos estudar em nossa disciplina as bases históricas da administração, a Organização, Planejamento e Direção: comunicação, tomada de decisão, poder e autoridade. Também veremos o controle e coordenação, as Abordagens clássica, humanista e organizacional da Administração. Sistemas organizacionais. Gestão organizacional frente as novos paradigmas. Ambiente das organizações.

Objetivo da Disciplina

Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das tendências da administração e das influencias históricas;

Levar o aluno a compreender alguns conceitos básicos das organizações;

Proporcionar ao acadêmico a compreensão em relação ao ambiente organizacional;

Prover conhecimentos acerca do processo administrativo;

Levar o aluno a compressão do ambiente externo das organizações, e ao debate acerca de como esta a influencia.

Conteúdo Programático:

INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Conceitos de Administração e Organização

Classificação das Organizações

Habilidades administrativas

TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Bases históricas da Administração

Abordagem Clássica da Administração

Teoria Burocrática

Abordagem Comportamental - Teoria das relações Humanas

TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Abordagem Neoclássica

Abordagem Contingencial

Abordagem Sistêmica

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Planejamento

Organização

Direção: comunicação, tomada de decisão, poder e autoridade.

Controle

Ambiente

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulasde forma expositiva e interativa (chat tira dúvidas em tempo real), Aula Atividadepor Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portifólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

Administração

Introdução

Falar de Ética Empresarial, ainda que oportuno e necessário, é geralmente confrontar-se com a estranheza do senso comum e a curiosidade das pessoas que desconhecem suas dimensões e possibilidades enquanto disciplina acadêmica e experiência.

Web Aula 1

Unidade 1 Habilidades e Competências¹

Seja Bem vindo a nossa primeira aula web da Unidade I !!!

Acredito plenamente que o segredo da realização pessoal e do sucesso profissional é acreditarmos naquilo que estamos realizando. Independente da atividade ou cargo que se ocupe, deve haver envolvimento, dedicação, e isto somente é possível quando somos apaixonados pelo que fazemos.

Você pode até estar pensando...

Bem, você tem razão, não existe um trabalho perfeito, encontraremos dificuldades e barreiras em qualquer tipo de trabalho que estivermos desenvolvendo, e isto é completamente natural. O que estou querendo dizer é que mesmo com estes fatos, temos que acreditar naquilo que fazemos, quando perdemos a fé e a credibilidade, os problemas começam a se tornar maiores e a desmotivação passa a ser eminente. Assim, sempre que estiver se dedicando a algo, dedique-se com vontade e determinação.

Para iniciarmos nossa primeira web aula, escolhi um vídeo que particularmente acredito que diz muito acerca do fato de termos que acreditar e persistir.

Agora então podemos iniciar nosso conteúdo, sabendo que não desistiremos, pelo contrário, que iremos persistir.

Antes de começarmos é fundamental que você tenha em mente que para um bom aprendizado alguns cuidados devem ser tomados.

• Procure sempre um ambiente agradável para realizar seus estudos;

• Evite lugares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com