TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administraçao

Dissertações: Teoria Geral Da Administraçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.

1. TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Surgiu na França, comandado por Henry Fayol - engenheiro-nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.

Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).

2. TEORIA DA BUROCRACIA

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia).

Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:

Formalização, Divisão do trabalho, Hierarquia, Impessoalidade,Competência técnica e Meritocracia,Separação entre propriedade e administração, Profissionalização dos funcionários,Completa previsibilidade do funcionamento.

3. TEORIA ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

ENFASE NAS PESSOAS:

TEORIA DAS RELACOES HUMANAS

A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos estados unidos como conseqüência

imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por

Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de

oposição à Teoria Clássica da Administração.

A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos

conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos

padrões de vida do povo americano; desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia;conceitos humanísticos, são suas principais características.

TEORIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com