TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Exames: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. As organizações são constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc). A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas. Nascemos, vivemos e morremos dentro de organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos, características, estruturas e objetivos diferentes.

Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não lucrativas (como o Exército, Igreja, Serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não governamentais, etc).

A Administração trata do planejamento da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em gera, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações não lucrativas.

A Administração revela-se nos dias de hoje como uma área do conhecimento humano impregnado de complexidades e de desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Pode trabalhar em Administração da Produção, Adm. Financeira, Rec. Humanos, Marketing, Comex, ou ainda na Administração geral. – Cada área de Administração é diversa e diferenciada.

O profissional de Administração não é julgado somente pelo que sabe, mas como aplica o que sabe na organização e pelos resultados que consegue com os recursos disponíveis.

Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: A Habilidade Técnica, a Humana e Conceitual.

Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.

Habilidade Humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. Para o nível gerencial.

Habilidade Conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional. A combinação dessas habilidades é importante para o administrador.

A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. Em outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.

Níveis administrativos Habilidades Necessárias

Institucional Alta Direção

Intermediário Gerência

Operacional Supervisão

A Administração e suas Perspectivas

Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. E, a tarefa básica da Administração é faze as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.

Peter Drucker, autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não o sabem. Em outros termos, existem países administrados e países sub-administrados. O mesmo ocorre com as organizações.

O trabalho do administrador em qualquer organização – seja ele um supervisor de primeira linha ou o dirigente máximo da organização – é essencialmente o mesmo. Nesse sentido, não há uma distinção básica. Qualquer que seja a posição ou o nível que ocupe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados. (O Aprendiz).

Neste sentido a Administração tem a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados. Com o aumento do tamanho das organizações e a complexidade é que a TGA surgiu, permitindo oferecer aos dirigentes das organizações os modelos e estratégias adequadas para a solução de seus problemas empresariais.

O significado e o conteúdo da Administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento através das diferentes teorias que abordaremos nesta disciplina.

O conteúdo do estudo da Administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria. – Pretendemos abordar uma visão mais ampla, comparativa e sobre tudo, crítica de cada teoria da Administração.

A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a TEORIA CLÁSSICA de Fayol e com a TEORIA DA BUROCRACIA de Max Weber, seguindo-se mais tarde a TEORIA ESTRUTURALISTA. A reação Humanista surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, mais tarde desenvolvida pela TEORIA COMPORTAMENTAL e pela TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. A Ênfase no ambiente surgiu com a TEORIA DOS SISTEMAS, sendo completada pela TEORIA DA CONTINGÊNCIA. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com