TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Trabalho Universitário: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

Introdução 4

Etapa1 5

Administração uma habilidade 5

Etapa2 7

Teoria Clássica 7

Henri Fayol e Sua Obra 7

Abordagem Simplificada da Teoria Clássica 8

Teoria da Burocracia 8

Teoria Estruturalista 9

Teoria das Relações Humanas 9

Teoria Comportamental 10

Teorias de Processo e Teorias de Conteúdo 12

Etapa3 14

Introdução 14

Teoria de Sistemas 14

Teoria Matemática 15

Tecnologia da Informação 16

Teoria Contingencial 18

Implicações Éticas 19

Quadro Comparativo..............................................................................................................20

Considerações Finais 22

Bibliografia 23

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria clássica, teoria da burocracia, Teoria estruturalista, teoria das relações humanas, teoria comportamental incluindo desenvolvimento Organizacional. Abordarão duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.

ETAPA 1

PASSO 1- Administração uma habilidade

A habilidade é a capacidade do ser humano de desenvolver uma tarefa baseando-se nos seus conhecimentos e em suas experiências;

Na administração são destacadas algumas habilidades importantes para o trabalho do administrador, entre elas a habilidade humana, onde o administrador desempenha seu papel de maneira que consiga obter interação entre os indivíduos do grupo, facilitando assim o convívio dentro da equipe de trabalho, o gestor tem papel importante de liderar o grupo e de encontrar a melhor maneira de motivar, e de fazer com que a equipe se sinta livre para desenvolver seus talentos individuais.

Tratando da teoria geral da administração, abordam-se as teorias administrativas que são em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, como objetivo precípuo de máximo eficácia e eficiência, gerando produtividade de lucro. Tiveram sua importância reconhecida a partir do séc. XX, quando, após o advento e consequências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. A administração recebeu influência que moldaram seu futuro caráter científico, grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a administração moderna. Sócrates, em seu trabalho cita administração como habilidade pessoal; Platão em seu livro “A República” expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos.

A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia. No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época. Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização da indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (indústria têxtil); e grande aceleração dos transportes e das comunicações.

Fraederick winslow Taylor foi criador e participante mais destacado do movimento da administração cientifica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas que, na mesma época, compartilhavam esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência para resolverem os grandes problemas enfrentados pelas empresas.

Ao longo de sua carreira, Taylor procurou resolver esses e outros problemas que eram e continuam sendo comuns nas empresas. Pelas suas observações e experiências, começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, mais tarde conhecido como sistema Taylor, taylorismo, e, finalmente, administração cientifica.

Foi gerente geral de uma empresa, e lá se propunha a sistematizar a administração do chão de fábrica. Em 1893 foi contratado para trabalhar exclusivamente na bethlehem Steel, na qual desenvolveu idéias a respeito da administração cientifica. Registrou cerca de cinqüenta patentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho. Em 1895, apresentou à "American Society of Mechanical Engineers" um estudo experimental denominado Notas Sobre as Correias. Pouco depois publicava outro trabalho, Um Sistema de Gratificação por Peça, um sistema de administração e de remuneração dos operários. O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), 1903, onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study).

Taylor apresentou a sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração cientifica. A piece-rate system (Um sistema de pagamento por peça).o documento relatava problemas enfrentados por Taylor e soluções nas quais ele vinha trabalhando a muito tempo. Propôs um método para eliminar a diminuição do valor pago por peça (pois o sistema de pagamento da época era por peça produzida). Taylor argumentou que a administração deveria primeiro procurar descobrir quanto tempo levaria para que um homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa. Assim poderia estabelecer um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse obrigado a trabalhar o suficiente para assegurar remuneração razoável. Características da ênfase nas tarefas:

* Pragmatismo: ênfase na prática e na aplicação no trabalho organizacional

* Organização racional do trabalho por intermédio da análise e da racionalização do trabalho.

* Divisão do trabalho e especialização do operário.

* Desenho de cargos e tarefas.

* Utilização de princípios da administração á tarefas das pessoas, como receituário para o administrador.

* Incentivos salariais e prêmios de produção.

* Padronização.

* Abordagem prescritiva e normativa.

Taylor usava a técnica para se chegar ao método racional que era o estudo de tempos em tempos.

A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização.

O outro era europeu Henri Fayol que desenvolveu a chamada teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.

ETAPA 2 - PASSO 1

Teoria Clássica

A Teoria Clássica teve o seu início na França e 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho.

Henri Fayol e Sua Obra

Henri Fayol (1841 – 1925), o Fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo assim as consequências da Revolução Industrial e da I Guerra Mundial.

Formou-se em engenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera, foi promovido a gerente aos 25 anos e para Diretor Geral em 1888 com 47 anos, se aposentou em 1918, durante esse período salvou sua indústria da falência.

Fayol expôs sua Teoria da Administração em seu livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916. Suas ideias também foram divulgadas por Gulick e Urwick.

Nos últimos anos de sua vida, Fayol voltou-se para a administração pública, estudando os problemas dos serviços públicos e lecionando na Escola Superior de Guerra de Paris.

Abordagem Simplificada da Teoria Clássica

A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.

A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo.

Teoria da Burocracia

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, afirma que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”, o trabalho árduo e o ascetismo proporcionando a poupança e reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio para o consumo.

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração ao redor dos anos 40, em função, principalmente, dos seguintes aspectos:

- A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas;

- A necessidade um modelo de organização racional aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização, principalmente às empresas;

- O tamanho e complexidade crescentes das empresas;

- O ressurgimento da Sociologia da Burocracia.

A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político". A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Não se sabe ao certo como a Palavra Burocracia foi tão deturpada pela Sociedade.

Teoria Estruturalista

A oposição entre as ideias e conceitos das Teorias Clássicas, Relações Humanas e da Teoria da Burocracia, levaram os estudiosos a formular um novo referencial teórico. Surgiu o Estruturalismo como uma tentativa de compreender a organização como um todo social complexo.

Em 1916, Ferdinand Saussure, desenvolveu um procedimento teórico que consistia em estudar um conjunto de elementos que estabeleceram relações formais.

O Estruturalismo passou a ser um método comum às Ciências Sociais, por aprender os fatos novos como uma prática e não como um objetivo ou conceito, mas principalmente como uma totalidade.

A Teoria Estruturalista envolve:

* A organização formal e a organização informal

* As recompensas salariais e materiais

* As recompensas sociais e simbólicas

* Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização

* Os diferentes tipos de organização.

Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como um movimento de oposição a Teoria Clássica, contestando os conceitos rígidos e mecanicistas da mesma.

Também conhecida como Escola das Relações Humanas, um conjunto de teorias administrativas. Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e a formação de grupos.

Essa teoria deu início por Elton Mayo, que juntamente com seus colaboradores, desenvolveu experiências que ficaram conhecidas como Experiências de Hawthorne, que foram realizadas na Western Eletric, uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas de telefonia.

Elton Mayo estudou sobre trabalho em grupo, sobre a qualidade no ambiente de trabalho e descreveu-as afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresários.

Com essa teoria, temas como: motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, participação de psicólogos e sociólogos, passaram a fazer parte do cotidiano empresarial.

Porém, surgiram críticas como: a visão inadequada dos problemas das relações industriais. A forma cerrada à Teoria Clássica, ignorando todos os aspectos da mesma, inclusive os positivos. Houve ainda limitação do campo experimental e parcialidade nas conclusões, resultando certo descrédito à teoria.

Assim, foi feito uma reestruturação, que deu origem a Teoria Comportamental.

Teoria Comportamental

Desde o início da moderna sociedade industrial, ficou claro que a produtividade e o desempenho das organizações dependem também do comportamento das pessoas e não apenas da eficiência técnica dos processos. Para quem adota a perspectiva comportamental, o importante em uma organização é o sistema social. O moderno enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudo, que estão englobados dentro da ideia de comportamento organizacional:

• As características que diferenciam as pessoas umas das outras.

• O comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos de organizações e da sociedade.

A psicologia também contribuiu significativamente para entender o comportamento das pessoas. Os primeiros psicólogos se preocuparam com a seleção e o treinamento de pessoal. A figura mais importante desse movimento é o alemão Hugo Mustenberg. A dinâmica de grupo e liderança teve como pioneiro Kurt Lewin. Seus estudos pioneiros, realizados no final da década de 1930, tiveram um profundo impacto sobre a teoria e a prática da administração. Nesses estudos, foi detectado um ponto inquestionável, que é a preferência das pessoas pelo líder democrático.

No estudo do comportamento organizacional, de acordo com Robbins, algumas proposições devem ser levadas em consideração. São elas:

1. Cada ciência, disciplina ou campo de conhecimento oferece uma contribuição especializada para cada um dos temas que interessam ao enfoque comportamental.

2. Nenhuma ciência tem a propriedade exclusiva de aspectos específicos do comportamento organizacional, porque as fronteiras entre elas não são muito claras. Exemplo: liderança e poder; sociologia e ciência política.

3. Muitos aspectos do comportamento humano não são observáveis diretamente, nem passiveis de definição inquestionável. Personalidade, inteligência, atitudes e sentimentos são comportamentos difíceis de serem mensurados.

4. Não há verdades absolutas e muito menos conhecimentos definitivos sobre o comportamento humano de forma geral.

As ciências comportamentais consideradas são:

1. Psicologia: análise na perspectiva do indivíduo.

2. Sociologia: análise na perspectiva do grupo.

3. Psicologia social: análise na perspectiva da organização e dos sistemas.

4. Antropologia: análise na perspectiva da organização e dos sistemas.

5. Ciência política: análise na perspectiva da organização e dos sistemas.

No campo da análise entre diversidade e singularidade, segundo a visão humanista, as pessoas são iguais. No entanto, do ponto de vista físico e comportamental, não há duas pessoas iguais. Cada pessoa é diferente não apenas de todas as demais, mas também de si própria em diferentes momentos, ao longo de sua vida, e em diferentes situações.

A percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos que o ambiente oferece. É o processo de percepção que transforma a realidade em um padrão que você reconhece.

Atitudes são estados mentais de predisposição ou prontidão que influenciam a avaliação dos estímulos. Dependendo das atitudes, a avaliação pode ser positiva ou negativa. As atitudes fazem parte das características adquiridas por meio das diversas formas de aprendizagem.

As aptidões são o potencial para desenvolver competências. Quando realizam tarefas ou atividades, como tocar instrumentos musicais, nadar, andar de bicicleta, cantar, desenhar, calcular, construir, correr ou relacionar-se, as pessoas usam aptidões.

A inteligência pode-se resumir como a capacidade de resolver problemas e de lidar com a complexidade. Há três teorias principais sobre a inteligência, que são: “A teoria do fator geral”, “teoria das inteligências múltiplas” e “inteligência emocional”.

A personalidade: todos os conceitos analisados anteriormente convergem para a personalidade. É impossível separar percepção, atitudes e aptidões da personalidade. É um conceito dinâmico que procura descrever o crescimento e o desenvolvimento do sistema psicológico individual como um todo.

A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há nenhum estado geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter disposição para tudo. As teorias sobre a motivação, que explicam o desempenho das pessoas em situações de trabalho, dividem-se em dois grupos:

Teorias de Processo e Teorias de Conteúdo.

Liderança: A capacidade de liderar é importante para todos os que dirigem equipes. Cada figura de liderança tem objetivo, cuja realização depende de sua equipe. Desempenhando papel tão importante nas organizações de todos os tipos, a liderança recebe grande atenção dentro do enfoque comportamental na administração. Há muitas definições desse complexo processo social que é a liderança. Por exemplo:

1. Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.

2. Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores.

Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas também como processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes, são eles:

1. As características do líder, especialmente suas habilidades e sua motivação para exercer a liderança.

2. As motivações dos liderados.

3. As características da missão ou da tarefa a ser realizada

4. A conjuntura social, econômica e política.

A pessoa do líder: o estudo da figura humana do líder tenta entender quais comportamentos, traços de personalidade, habilidades, atitudes e outras características pessoais são determinantes do desempenho eficaz.

A liderança situacional diz respeito à eficácia do estilo de liderança, que depende da situação.

1. Modelo de Tannenbaum e Schmidt: propõe três critérios para avaliar a situação:

a) O próprio gerente: a forma como o líder se comporta é influenciada principalmente por sua formação.

b) Os funcionários: as características dos funcionários influenciam a escolha e a eficácia do estilo de liderança.

c) A situação: o clima da organização, o grupo de trabalho, a natureza da tarefa e a pressão do tempo.

2. Modelo de Fiedler: Ele entende que as situações que os líderes enfrentam podem ser avaliadas em termos de três características, que permitem observar o grau de favorabilidade da situação para o líder:

a) As relações entre o líder e os seguidores.

b) O grau de estruturação da tarefa.

c) O poder da posição.

3. Modelo de Hersey e Blanchard: analisa a maturidade em relação a uma tarefa específica. Quanto mais maduro o seguidor, menos intenso deve ser o uso da autoridade pelo líder e mais intensa a orientação para o relacionamento. O inverso também é verdadeiro.

ETAPA 3 PASSO 2

Introdução

Nesse estudo veremos as teorias de sistemas, teoria da matemática, teoria da tecnologia da Informação e teoria contingencial, são inequivocamente teorias fundamentais para aplicação em qualquer corporação moderna.

Trata-se de teorias complementares e cujos objetivos visam fundamentalmente à melhoria organizacional, senão vejamos:

A teoria da matemática visa a busca da solução de problemas através de métodos matemáticos previstos na probabilidade e na estatística; a teoria da tecnologia da informação visa a utilização da tecnologia para construção de um processo produtivo mais ágil e eficiente, através do uso de sistemas de informação que possibilitem decisões mais confiáveis e eficientes; a teoria contingencial prevê a aplicação organizacional em função das variáveis e mudanças do mercado e a teoria de sistemas.

As teorias da administração são complementares, sendo que uma não exclui a outra, possibilitando a utilização de diversas, concomitantemente, para melhor organização das empresas.

Teoria de Sistemas

A teoria geral dos sistemas, foi desenvolvida pelo cientista alemão Ludwig von bertalanffy. Foi Ludwig quem observou, nos anos 30, que a ciência se acostumavara a tratar de forma compartimentada. A Teoria dos Sistemas possui como principal característica a visão de que os sistemas interagem entre si, sendo que a falha nesta interação ocasiona uma modificação, fundamentou-se em três premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas; os sistemas são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura.

A teoria dos Sistemas baseia-se no conceito do “homem funcional” que se caracteriza pelo relacionamento interpessoal com as outras pessoas como um sistema aberto. Ainda segundo esta teoria, as organizações são consideradas um sistema de papéis, e os indivíduos constituem os atores que desempenham esses papéis.

As organizações constituem-se de um sistema inseridas em um meio ambiente onde existem recursos para o desenvolvimento da atividade proposta e consequentemente dos resultados almejados; os elementos fundamentais para a realização do objetivo da empresa são: a entrada, os processos e as saídas, cada um sofrendo influências do meio ambiente provocando mudanças afetando com isso o sistema como um todo.

Teoria Matemática

Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos no processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

A Teoria Matemática tem sua maior aplicação na chamada Administração das Operações. Os temas mais tratados são:

• Operações: o estudo dos processos produtivos e produtividade empresarial;

• Serviços: o estudo dos sistemas de operações de serviços;

• Qualidade: o estudo do tratamento estatístico da qualidade, da melhoria contínua, programas de qualidade total e certificação ISO.

• Estratégia de operações: estuda o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia operacional;

• Tecnologia: o estudo da aplicação do computador na administração das operações.

O processo decisório é o fundamento básico da Teoria Matemática, constituindo no campo de estudo da Teoria da Decisão. A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema:

Perspectiva do processo: concentra-se nas etapas da tomada de decisão. O objetivo é tomar a melhor decisão, a partir das três etapas que segue:

a. Definição do problema;

b. Levantamento de alternativas para sua solução;

c. Escolha da melhor alternativa.

Modelos Matemáticos

O modelo é a representação de algo ou padrão de algo a ser feito. Na Teoria Matemática, o modelo é usado como simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Sua vantagem reside nisso: manipular de maneira simulada as complexas situações reais por meio de simplificações da realidade. Para compor um modelo, precisamos em primeiro lugar definir o tipo de problema a ser resolvido, que pode ser estruturado ou não-estruturado.

a. Problemas estruturados: é aquele que pode ser perfeitamente definido pois suas principais variáveis são conhecidas. Subdivide-se em:

• Decisões sob certeza: onde a relação entre as ações e as suas consequências são determinísticas.

• Decisões sob risco: onde a relação entre as ações e a consequência é conhecida em termos probabilísticos.

• Decisões sob incerteza: onde a relação entre ações e a consequência é desconhecida, ou determinada com baixíssimo grau de certeza.

b. Problemas não-estruturados: é aquele que não pode ser claramente definido, pois apresenta uma ou mais variáveis desconhecidas ou determinadas com pouco grau de certeza .

Tecnologia da Informação

É a partir da ligação de computadores com os diversos meios de comunicação que emergem as Tecnologias da Informação e Comunicação, na qual a informação e o conhecimento tornam-se moeda de valor nas organizações e sociedade contemporâneas.

Vários autores dividiam em 2 grupos:

1-Otimistas: que acreditavam que as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs trariam benefícios imensuráveis à população, direcionando-a ao progresso e qualidade de vida, superando com tecnologias avançadas a falta de investimentos sociais e materiais;

2-Os pessimistas: entendendo que este momento, caracterizado pelo surgimento da telemática, teria sido motivado a partir de uma nova ideologia capitalista que ampliaria a desigualdade entre nações e populações.

Segundo Kumar (1996), ainda existia um terceiro grupo que combinava pessimismo com otimismo, o qual aceita que a t.i. Reduziria drasticamente o nível de emprego, mas entende não como ameaça, e sim como uma oportunidade de redirecionar tempo e energia para atividades mais gratificantes, fora da economia formal de trabalho.

Para Chiavenato (2003), a Tecnologia da Informação modifica profundamente o trabalho dentro das organizações e fora delas. A ligação com a internet e adoção da intranet e redes internas de comunicação intensificam a globalização da economia por meio da globalização da informação.

Consequências da Informática na Administração:

1-Automação: É uma síntese de ultramecanização e super-racionalização provocando o surgimento dos sistemas automatizados e das fabricas autogeridas. O objetivo principal da automação consiste na otimização dos processos internos da organização, através da agilidade e precisão no recebimento e processamento de informações.

2-Tecnologia da Informação: É a convergência do computador com a televisão e as telecomunicações provocando profundas transformações nas empresas e nas pessoas; A Tecnologia da Informação, em particular a informática, além de contribuir com a consolidação da globalização, promoveu também uma enorme transformação no ambiente interno das organizações.

3-Sistemas de Informação: São ferramentas criadas pelas organizações para busca, coleta, armazenamento, classificação e tratamento de informações relevantes ao seu funcionamento. As ações realizadas através da automação são sustentadas e desenvolvidas através de Sistemas de Informações Gerenciais - SIGs que estão implícitos nos computadores e atuam justamente coletando, armazenando, organizando e tratando as informações importantes para o funcionamento da organização.

4-Integração do Negócio: A partir da criação de um sistema integrado de gestão empresarial, responsável pela interação das ações e processos na busca pelo sucesso.

5-Negócios Virtuais Conhecidos como E-Business, que atuam através da internet (World Wide Web). Aparecem como uma nova oportunidade de expansão e desenvolvimento das empresas, assim como proporcionam aos seus clientes benefícios impressionantes, relacionadas à comercialização de bens e prestação de serviços com baixos custos, qualidade e comodidade. Livrarias virtuais, Faculdades de ensino a distância, escritórios virtuais e até mesmo empresas “tradicionais” com setor de vendas virtual representam esse novo mercado globalizado e informatizado.

Teoria Contingencial

Nesta teoria se enfatiza o fato do ambiente externo ocasionar as modificações de estruturação e organização de uma empresa. Também enfoca a tecnologia como um alicerce que influencia nos resultados da empresa. A empresa deve ser ajustada e adaptada ao ambiente e à tecnologia, assim como seus processos regulamentadores, como meio de se manter ativa e eficiente.

Segundo Matos; Pires este modelo, dotado de grande flexibilidade, descentralização e desburocratização, é colocado como opção para ambientes em constante mutação e condições instáveis, contrapondo-se, de certa forma, ao modelo mecanicista que prevalece em situações e ambientes relativamente estáveis.

A abordagem contingencial enfatiza que não existe um único e exclusivo modelo para organização da empresa e nem mesmo para que se atinja a eficiência e eficácia, sendo que tanto a estrutura e o funcionamento das empresas estão dependentes da relação com o ambiente e a tecnologia.

Diante do estudo das teorias da administração e reportando o cotidiano da enfermagem nas organizações é possível identificar preceitos de teorias diversas sendo aplicadas por administradores e consequentemente ao pessoal de enfermagem que integra o grupo de colaboradores.

É importante obter conhecimento frente às teorias da administração para que na aplicação do trabalho diário de enfermagem, se utilize os meios mais adequados para o funcionamento. Nesta percepção a educação continuada deve ser vista como parte geradora de todo um sistema e focalizada igualmente na motivação profissional.

Pois, como já foi citada anteriormente, apenas a especialização não confere a empresa um aumento de produtividade; então ao inserir um programa de educação continuada aos profissionais de saúde é imprescindível que os mesmos estejam interagindo de maneira motivadora, para obtenção de resultados.

E resultados em saúde, diferentemente de muitas empresas, não se constitui basicamente em lucros, mas sim em um aumento de produtividade eficiente, que na enfermagem significa uma prestação de cuidado com qualidade, de baixo custo, organizada e com benefícios ao cliente.

Implicações éticas

A percepção de um melhor comportamento dentro das organizações não se restringe apenas ao administrador. Visando a melhoria entre as relações humanas, diversas praticas cotidianas são desenvolvidas através de programas e questões éticas.

A organização que propõe argumentos e incentivo de valorização do colaborador e não a exploração dele favorece a construção de uma organização mais humana e ativa socialmente.

Administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas.

Muitos pontos podem ser considerados positivos analisando essas técnicas, pois nos dias atuais precisamos nos adaptar as condições que vivemos, a preocupação com o meio ambiente e um ponto que as empresas se preocupam bastante, para que assim possamos reduzir assim o impacto das organizações sobre o meio ambiente, com ênfase nas mudanças podemos assim focar transformar nossas empresas para que possam acompanhar as mudanças ambientais e tecnológicas.

Um ponto negativo sobre a tecnologia é, a dificuldade de se acompanhá-la devido a sua constante mudança, e custo.

Por isso e importante que os lideres de organizações tenham um pensamento sistêmico, pois é preciso analisar o passado, estudar os fatos que estão ao seu redor, trabalhar em equipe e tomar a melhor decisão no futuro, para garantir o sucesso de sua organização.

Esse processo viabiliza e projetos sociais onde quem ganha é a própria comunidade.

QUADRO COMPARATIVO

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS

Principais Principais Como o homem (trabalhador) Exemplo de utilização

TEORIA Estudiosos Ideias era considerado nos dias atuais

Administração Científica Frederick Taylor Organização/Eficiência/Produtividade Era considerado preguiçoso (vadio) Funções de gerência e de execução. Especialização dos funcionários.

Teoria Clássica Henri Fayol Estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. O trabalhado era tratado de forma mecânica pelo sistema hierárquico. Planejar/Organizar/Dirigir/Controlar

Teoria das Relações Humanas Elton Mayo e seus Colaboradores Preocupação com o bem estar de seus colaboradores. O trabalhador se inter-relacionava com os demais indivíduos como um sistema aberto. A relação da empresa, organização ou instituição com grupo, pessoas, interesses, necessidades, liderança e motivação.

Teoria Neoclássica Peter Drucker Ênfase na prática da administração, reafirmação relativa das proposições clássicas. O homem era considerado apenas um apêndice da máquina industrial. Maior agilidade nas tomadas de decisões e melhor utilização dos recusos humanos.

Modelo Burocrático Max Weber Exigência de controle Assalariados de acordo com suas funções ou posição hierárquica. Padece de um desprestígio, para as pessoas se torna algo cansativo e demorado.

Teoria Estruturalista Ferdinand Saussure Sistema aberto no estudo da organização, estudo do ambiente externo. Homem organizacional que reflete uma personalidade cooperativa e coletivista. Funcionário pró-attivo e competente

Teoria Comportamental Hebert Alexander Simon Ênfase nas pessoas, o estudo do comportamento humano, e a preocupação no comportamento organizacional. Era motivado a tomar decisões. Motivação/Liderança para atingir objetivos.

Teoria do Desenv. Organizacional Leland Bradford, Warren Bennis Sistemas Mecânicos (Abordagem Tradicional), relacionamento do tipo autoridade e obediência. Considera-se que o homem desempenhava papéis em diferentes organizações Processo de grupos e desenvolvimento de equipe.

Tecnologia da Informação Claude Shannon Verificar processos de tratamento, controle e comunicação de informação, através de meios eletrônicos. Como era algo novo, o homem teve que se adaptar as novas tecnologias. A TI é fundamental para as empresas, para bom funcionamento e eficiência da mesma.

Teoria Matemática Henri Fayol, Sszilar e Nyquist Planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos. Desenvolvia um modelo diferente de planejamento e controles. A estatística na sistematização e análise de dados para obter soluções.

Teoria de Sistemas Ludwig Von Bertalanffy Conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns. Esperava-se que o funcionário se empenhasse no processo cooperativo. É bastante utilizado nos dias atuais, se aplica a todos os tipos de sistemas vivos.

Teoria da Contingência Lawrence e Lorsch A organização é de natureza sistêmica. As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente. Os cargos eram ocupados por especialistas com atribuições bem defenidas. Ajuda a resolver problemas com o ambiente na organização.

Estratégia Organizacional Michael Porter, Sun Tzu Determinar os objetivos de longo prazo, alocando os recursos necessários para alcança-los. Trabalhava sem uma estratégia que correspondesse suas perspectivas. É utilizado para alcançar objetivos táticos e operacionais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa foi organizada na forma de um desafio por passo, e tem o objetivo de favorecer e estimular a aprendizagem eficiente e eficaz, promovendo a convivência e o trabalho em grupo, desenvolver o auto-aprendizado, com competências e habilidades para atuar no mercado de trabalho, como pensar estrategicamente para atuar preventivamente, ou reconhecer e definir problemas para que haja a melhor solução, para transferir e generalizar conhecimentos, da vida ou de experiências cotidianas para o ambiente de trabalho, tornando-se um profissional qualificado, sendo capaz de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

BIBLIOGRAFICA

http://www.administradores.com.br/artigos

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-obra-de-taylor-suas-constatacoes-e-propostas/10905/

Fonte: livro teoria geral da administração sexta edição pag40

Fonte: livro teoria geral da administração Sexta edição pág. 52,53,55

www.portaladm.adm.br

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_da_Burocracia.htm

www.fortium.com.br

http://www.coladaweb.com/administracao/elton-mayo

http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/

http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/32389/teoria-dos-sistemas-e-teoria-contingencial#ixzz2ecuEs6xi

http://www.fabricio.adm.br/download/materialdidatico/material/sig/05_TeoriaMatematica.pdf

Livro Chiavenato (2003, p.426-434)

...

Baixar como  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »