TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Artigo: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Ao se tratar da teoria geral da administração, abordam-se as teorias administrativas que são, em seu conjunto, um compendio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia a dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência gerando produtividade e lucro.

As teorias administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do inicio do século xx, quando após o advento e conseqüências da revolução industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. Todos os estudioso, independente da área do conhecimento a qual pertenciam são unânimes em afirmar que há muita pressa em se buscar soluções para tudo que gera dificuldade em ser resolvido, e para resolver problemas dessa natureza somente o conhecimento e as informações geradas por ele poderão dar a certeza de se poder contar sabiamente com as soluções solicitadas. “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis as situações atuais e o administrador precisa conhecê-la bem para ter a sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.

ETAPA 1

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade, algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras teorias que são válidos atualmente, nas quais se baseiam, não as eliminando, mas acrescentando novas idéias. O administrador deve conhecê-las, para ter condições de decidir adequada e acertadamente, agregando novos valores aos seus conhecimentos, administrar hoje é o resultado da contribuição de economistas, matemáticos, filósofos através das obras e teorias, no século passado tinham se poucas organizações eram as pequenas oficinas, escolas e os profissionais autônomos (médicos, advogados, agricultores). Já nos dias de hoje, as sociedades são pluralistas de organizações como indústrias, hospitais, etc., que administrados por grupos diretivos para ficarem mais eficazes. Essa contribuição ocorreu a 4.000 a.c, na era egípcia, depois na Babilônia, depois os hebreus, e começam os filósofos. Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional. A Tecnologia da Informação passou a ter domínio, produzindo grandes avanços tecnológicos e as organizações adotaram rapidamente essas técnicas, modernizando suas estruturas, (CHIAVENATO, 2003). Estes avanços e o desenvolvimento do conhecimento humano, por si mesmos, não produzirão efeitos, se a qualidade da administração a ser usado nos grupos organizacionais não permitir uma boa aplicação dos recursos disponíveis, humanos e materiais.

Influência da revolução industrial

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, e é dividida em dois períodos: surgimento das fabricas, invenção de maquinas a vapor substituindo o trabalho artesanal e teve varias influências como: doutrina social da Igreja, influências dos economistas liberais, surgimento dos sindicatos, provocou mudanças políticas, sociais, e econômicas.

Abordagem clássica da administração – administração científica

Frederick Taylor foi um administrador norte-americano que viveu entre 1856 e 1915, justamente durante a Revolução Industrial. Trabalhou como funcionário em empresas e como consultor independente, ele percebeu que com o crescimento das empresas e crescente divisão do trabalho nas indústrias, ou seja, mais racional tinha de ser aplicada a administração. Para Taylor a administração deveria a dotar os seguintes princípios:

* Hierarquia rígida

* Incentivo aos salários e produtividade

* Seleção cientifica do trabalhador

* Tempos e movimentos

A administração cientifica passou por três momentos importantes:

Primeira fase - o destaque foi para o ataque ao problema dos salários; estudos sistemáticos do tempo; definição de tempos-padrão e sistema administração de tarefas.

Segunda fase – foi marcada pela ampliação de escopo, da tarefa para administração, segundo Taylor uma empresa deve ter: seleção e treinamento de pessoal; identificação da melhor maneira de executar tarefas; salários altos e custos baixos de produção.

Terceira fase – registrou a consolidação dos princípios; proposição de divisão de autoridade e responsabilidade dentro da empresa.

Bastante envolvido com a produção, a teoria de Frederick Taylor teve forte influência sobre Henry Ford (1863 – 1947), o fundador da empresa de automóvel Ford é um dos mais bem sucedidos seguidores da administração cientifica, tanto que a linha de produção, ou seja, a produção de carros seguindo uma linha de montagem.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »