TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Exames: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  3.588 Visualizações

Página 1 de 2

8- Quais são os princípios básicos de Administração de Fayol?

Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação do interesse particular ao geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade; Iniciativa; União.

9- Fayol enfatizou a necessidade de a empresa ter suas atividades muito bem organizadas e estruturadas. Explique resumidamente.

10- Quais as criticas que podem ser feitas à Escola de Fayol?

Visualizar a organização como um simples mecanismo; Racionalismo extremado; Ausência de trabalhos experimentais; Visão microscópica do homem; Abordagem típica da teoria da máquina.

B) Exercícios de Aplicação

• Taylor desenvolveu uma forma inovadora de pagar operários, que consistia em estabelecer uma meta diária de produção para todos, premiando com salários melhores aqueles que produzissem e reduzindo valores no caso de quem apresentasse produção abaixo da média. Henry Lawrence Gantt, amigo de Taylor, preocupado com o desenvolvimento profissional do homem, fez diferente: um salário-base fixo mais prêmios por produção. O que você acha de um e de outro?

Taylor se preocupou com a alta produção e premiou aos que mereciam destaques, porém analisando alguns critérios, concordo com o método de seu amigo Gantt, onde devemos estabelecer um padrão entre todos os funcionários. Se a função é a mesma, por que diferenciar os salários? Todos buscam pelo mesmo objetivo, o de sair de suas casas todos os dias em busca do seu pão de cada dia. Alguns produzem mais em um dia, outros nos demais e assim sucessivamente. Alguns encontram dificuldades, indisposição ou auxilia seu amigo, mas isso não quer dizer que seu salário deve ser menor que aos demais somente pelo tempo "perdido". Um método a aplicar seria a monitoria, onde se cobram rigidamente as normas e serviços prestados, em casos extremos, há métodos como advertências a se punir.

• Você acha que sua empresa não oferece condições físicas de trabalho aos empregados. Que sugestões faria a sua chefia para melhorar/aperfeiçoar as condições de trabalho dos funcionários?

Levando em conta alguns critérios, creio que há muito ao que se melhorar. Sugeriria a empresa a ter uma organização participativa, dando mais espaço aos funcionários darem sugestões, ou feed back, tais como as pesquisas de clima ou avaliação de desempenho. Só assim poderiam atentar-se as necessidades básicas de cada um, e opiniões que possam influenciar no crescimento e desenvolvimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com