TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Trabalho Escolar: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

A moderna organização utiliza princípios empregados de várias ciências, como as ciências matemáticas, humanas, físicas e na tecnologia de informação.

A história das organizações é recente e, é o resultado da contribuição de vários filósofos, físicos, economistas, estadistas, empresários, eclesiásticas e militares. Podemos citar a importância das diversas contribuições para a moderna administração. Como a influencia da igreja, que estruturou sua organização baseada em uma hierarquia de autoridade, uma assessoria e coordenação funcional para assegurar integração. Essa estrutura simples permitiu operar mundialmente sob um só comando. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para organizações, ávidas por experiências bem sucedidas, que passaram a incorporar os princípios e as normas administrativas da igreja católica. Com a utilização de princípios como liderança, divisão do trabalho, amplitude administrativa, avaliação do desempenho, podem ser encontrados na história da igreja católica. Já os militares serviram como modelo para as primeiras organizações e contribuiu com o aparecimento das Teorias Administrativas. Princípios como organização linear têm suas origens nos exércitos da antiguidade e da era medieval. O legado das organizações militares pode ser observado nos seguintes princípios, unidade de comando, escala hierárquica, centralização do comando e descentralização das execuções, princípio da direção; disciplina, minucioso planejamento.

Além da contribuição eclesiástica e militar, podemos citar outros conceitos fundamentais e princípios utilizados na teoria clássica da administração que começou com o que chamaremos de ênfase nas tarefas. Com a adminis¬tração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a Teoria das Relações Humanas, mais tarde desen¬volvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu cinco variáveis, tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da teoria administrativa. Assim a moderna organização utiliza largamente certo conceitos e princípios descobertos com a influencia de vários conceitos e teorias para a criação dos conceitos básicos, e para o surgimento da teoria administrativa que é primordial para a sociedade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com