TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Monografias: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

Essa pesquisa é importante para conhecermos o fundamento da administração e a sua importância, que evoluiu no decorrer dos séculos até se tornar o que vivenciamos hoje. Tendo como objetivo final, por meio do conhecimento da teoria da administração, capacidade de projeção e restauração de uma empresa fictícia a “Padaria Q Pão”, estabelecimento do Sr. Bread, auxiliando-o com melhorias para se tornar uma empresa ativa e competitiva no mercado de trabalho.

2. Conceito Administração

A administração ou gestão é a ciência social que estuda e sistematiza a prática de administrar. O termo “Administração” vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sobre o comando do outrem, ou seja, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma transformação em seu significado original, a tarefa da administração passou a ser, a de definir os objetivos da organização e transforma- lós em ação organizacional por meio de planejamentos, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo. Cada autor conceitua administração em sua óptica particular, e a maioria desses autores conceitua que a Administração é o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar. Porém a teoria nem sempre é uma verdade pronta, acabada e definitiva ela se reforma continuamente provocando novas ideias, incursões e definições, como as seguintes conclusões:

• A administração ocorre exclusivamente dentro das organizações.

• A administração requer fazer as coisas através das pessoas.

• A administração requer lidar simultaneamente com situações múltiplas e complexas, muitas vezes inesperadas e potencialmente conflitivas.

• O administrador deve continuamente buscar localizar e aproveitar novas oportunidades de negócios.

• O administrador precisa saber reunir simultaneamente conceitos e ação.

A administração é simultaneamente uma ciência, uma tecnologia e uma arte cada teoria ou conceito funciona como um modelo de pensar sobre o curso de ação diante de uma situação específica ou circunstância, por isso existe várias teorias a respeito da administração, cada um delas ensina a discernir o que é relevante e guiar suas ações e o que deve ser feito em cada situação.

3. Teoria da Administração

A teoria da administração, também conhecida como TGA começou com a "ênfase nas tarefas", na administração cientificade Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a teoria classica de Fayol com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria burocratica de Max weber, seguindo-se mais tarde a Teoria estrutralista. A Revolução Humanistica surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria comportamental e pela Teoria do desenvolvimento organizacional. A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contigência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia". Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

Como consequênciada Revolução Industrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos.

Esse contexto foi propício para que surgissem quase paralelamente as escolas pioneiras da Administração: a Administração Científica e a Teoria Clássica. O fundador da Administração foi o engenheiro americano Frederick Wislow Taylor (1856-1915). De acordo com Chiavenato (2003), Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução.

Quase paralelamente à Administração Científica, surgiu a Teoria Clássica de Henry Fayol (1841-1925). Ao contrário de Taylor, que deu ênfase às tarefas, Fayol, por ter sido um homem de cúpula de grandes empresas, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos órgãos componentes. Para que as organizações conseguissem dispor a organização da melhor maneira possível e, consequentemente, atingir a eficiência máxima, Fayol estabeleceu as funções básicas do administrador e da empresa, os elementos e princípios da Administração.

Henry Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas de o Administrador prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (poccc). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração. Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalta-se, então, que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir" (liderança). Uma das principais características do fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminação do movimento inútil: o objeto de trabalho era entregue ao operário, em vez de ele ir buscá-lo. Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores. De acordo com Chiavenato (2003, p. 254-255), na teoria administrativa, a abordagem estruturalista surgiu com o crescimento das burocracias, em uma perspectiva de análise que vai além dos fenômenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com