TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Trabalho Escolar: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Com as grandes demandas de mercado e a necessidade de alcançar o máximo de eficácia, as organizações procuram enquadrar-se nos métodos organizacionais a fim de identificar seus aspectos estruturais e comportamentais.

Para isso, é fundamental que a organização tateie, explore e dissemine o ambiente, ou seja, a organização precisa mapear seu espaço ambiental. E esse mapeamento geralmente não é feito pela própria organização, mas sim por pessoas destinadas especificamente para isso.

As empresas precisam de uma interação entre elas, afinal nenhuma organização existe para si própria, mas para servir uma necessidade da sociedade.

Quanto a utilização de tecnologia, esta vem condicionando a estrutura e o comportamento da organização, que constitui as variáveis dependentes do sistemas.

A tecnologia é muito impactante nas organizações, sendo que em determinando ponto a organização funcione a base da tecnologia permitindo a mesma a produzir e distribuir seus produtos e serviços.

Influencia nas características pessoais e os conhecimentos dos que fazem parte da organização. A tecnologia representa uma variável exógena às organizações.

ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO AMBIENTE

TEORIA DOS SISTEMAS

A Teoria de Sistemas foi proposta em 1937 pelo Biólogo Alemão Ludwig Von Bertalanffy, mas foi na década de 50 que suas obras chegaram ao auge, expondo a Teoria Geral dos Sistemas, uma das maiores contribuições à ciência moderna e, principalmente, à Administração.

Dentre os preceptores da Teoria de Sistemas estão Koehler em 1938 e Angyal em 1941 Mas o impacto maior veio com Von Bertalanffy em 1950.

A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim, produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica.

Betalanffy verificou que muitos princípios e conclusões de algumas ciências têm validade para várias outras ciências, quando tratam de objetos que podem ser visualizados como sistemas, sejam eles físicos, químicos, sociais, etc. Ciências que até pouco tempo atrás eram completamente estranhas entre si, talvez pela especialização avançada ou pelas características próprias dos seus campos de estudos, começaram a romper o isolamento e a entrever que havia uma repetição de esforços no desenvolvimento de certos princípios por outras ciências. Isto levou alguns cientistas a desenvolverem uma teoria geral de sistemas que espalhasse as semelhanças, sem prejuízos das diferenças, válida para todas as ciências. Essa preocupação começou com a Física, Biologia e as Ciências Sociais, principalmente, espalhando-se rapidamente para as demais ciências.

A T. G. S. se fundamenta em três premissas básicas:

1 - Os sistemas existem dentro de sistemas. As moléculas existem dentro de células, as células existem dentro de tecidos, os tecidos existem dos órgãos, os órgãos dentro dos organismos, os organismos dentro de colônias, as colônias dentro de culturas nutrientes, as culturas nutrientes dentro de conjuntos maiores de culturas, e assim por diante.

2 – Os sistemas são abertos. É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema que se examine, exceto o menor ou o maior, recebe e descarregam algo aos outros sistemas, geralmente aqueles que lhe são contíguos. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo de intercambio infinito com seu ambiente, que são os outros sistemas. Quando o intercambio cessa, o sistema se desintegra, isto é, perde suas fronteiras.

3 - As funções de um sistema são dependentes de uma estrutura. Para os sistemas biológicos e mecânicos esta afirmação é intuitiva. Os tecidos musculares se contraem porque são constituídos de certo modo para poderem se contrair: a sua estrutura celular permite contrações.

Sistema Aberto

As organizações, segundo a teoria dos sistemas podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. Ou seja, sistemas abertos são os sistemas que apresentam relações com o ambiente, por meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com