TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Ministração

Monografias: Teoria Geral Da Ministração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  254 Visualizações

- Administração – Uma Habilidade Humana

A Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, que abrange cinco tipos principais de decisões: planejamento, organização, liderança, execução e controle (MAXIMIMIANO, 2012, p.5). Estas decisões é de suma importância em qualquer escala de utilização de recursos para a realização de objetivos sejam eles individual, familiar, grupal, organizacional ou social. A experiência pratica sempre foi de grande valia na obtenção de conhecimentos sobre como administrar. É no dia-a-dia que observamos os pontos falhos e nos atentamos a modificar o que está errado e melhorar o que esta dando certo. A todo o momento precisamos planejar antecipadamente os objetivos com organização para a sua execução de maneira eficaz e eficiente.

Principais Percursores:

- Frederick Winslow Taylor (1856-1915): Assim como Ford foi grande responsável pelo processo de produção em massa – fabricação de produtos iguais em grande quantidade, com peças e componentes padronizados e trabalhador especializado - e linha de montagem. Foi o criador do movimento da Administração Científica.

- Henry Ford (1863-1947): Sonhou e construiu o primeiro automóvel. Suas inovações contribuíram para estabelecer a jornada de trabalho de 8 horas e duplicação do salário. Fez melhorias nos princípios da produção em massa: peças padronizadas e trabalhadores especializados.

- Henri Fayol (1841-1925): Estabeleceu o primeiro desenho hierárquico de uma empresa. Definiu o papel dos gerentes: tomar decisões, definir diretrizes, estabelecer metas e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização.

- Max Weber (1864-1920): Estabeleceu o sistema de burocracia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com