TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Administração

Tese: Teoria Geral De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades aulas 5 e 6

1. Por qual motivo as empresas criam setores ou departamentos na organização? Explique 3 modelos de departamentalização.

R) O motivo das empresas criarem departamentos é agrupamento de funções, formando assim a estrutura organizacional da empresa. Controlando e coordenando as responsabilidades e a sinergia entre os departamentos.

Departamentalização funcional os departamentos são constituídos por pessoas com habilidades e conhecimentos. Em cada departamento cada colaborador é responsável por um determinado processo todos em prol do objetivo comum de girar e executar o serviço em seu setor. É de grande valia os gestores obter e aplicar o pensamento sistêmico, para que exista integração entre os departamentos melhorando os meios de comunicação, em prol do objetivo maior que é crescimento da empresa.

Departamentalização por produto Neste tipo de departamentalização a característica fundamental é a diferenciação, ou seja o agrupamento de atividades e tarefas de acordo com os produtos. Organizando-se em áreas específicas para a produção eficiente e contínua, sendo assim a melhor opção exigindo um grau elevado de conhecimento do produto. Em tese as grandes empresas adotam esta estratégia, permitindo administração das funções concernentes ao produto e aos devidos departamentos.

Departamentalização por cliente envolve a diversificação dos processos, de acordo com o tipo do cliente. Neste tipo de departamentalização são avaliadas as necessidades básicas, com um estudo pormenorizado e detalhado sobre as preferências e pontos de vista do cliente. Adaptando o processo e trazendo melhorias continuas para melhor atende-los. É importante conhecer muito bem o cliente, para acontecer o processo de fidelização. Pode-se criar departamentos específicos como, por exemplo, o SAC que irá dar todo o suporte tanto ao cliente interno bem como o externo da empresa.

2. Segundo a Teoria comportamental, possivelmente em uma organização, venha a existir um grupo informal, será que esse grupo pode vir a prejudicar os resultados da empresa ou não, a formação desse grupo informal e bastante saudável? E liste 5 (cinco) tópicos positivos e/ou negativos e discorra sobre eles.

R) Podemos definir os grupos informais como agrupamento natural de pessoas surgido nas organizações. Destacam-se dois grupos os de interesse se unificam em prol de uma tarefa comum contra a administração da empresa. Exigindo melhores condições de trabalho, salário e benefícios. Os grupos de amizade surgem com pontos comuns entre o grupo, como por exemplo, idade, crenças e etnias e ambos podem influencias positivamente ou negativamente a organização.

Pontos negativos dos grupos informais são:

Padrões que os operários julgam ser a produção normal os membros dos grupos informais estabelecem metas de produção que contrapõem as metas estipuladas pela empresa. Na maioria das vezes a empresa tem um controle de operação em conjunto com uma média de produção diária. Poder ocorrer que o grupo informal descontente com algum ponto ou solicitação bate de frente com o Administrador ou gestor tirando a autoridade do mesmo e instigando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com