TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Artigo: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO 1 – CONCEITOS INICIAIS

ETAPA 1

Fazer uma pesquisa na internet, livro, revistas ou qualquer outra fonte de informação sobre o conceito dos itens abaixo. Esta pesquisa é essencial para que você compreenda o conceito de cada um deles, destacando a importância de cada item para os tomadores de decisões e as relações existentes entre eles.

1. Dados

“Dados são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados, mas não chegam a ser organizados de forma a transmitir algum significado específico” Podemos concluir que, do ponto de vista da Tecnologia da Informação, os dados são capturados e armazenados pelos sistemas de informação.

2. Informação

“Informação é todo conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário. Este interpreta o significado, tira conclusões e faz deduções a partir deles. Os dados processados por um programa aplicativo têm uso mais específico e maior valor agregado do que aqueles simplesmente recuperados de um banco de dados. Esse aplicativo pode ser um sistema de gerenciamento de estoques, um sistema de matrículas online de uma universidade, ou um sistema de Internet para compra e venda de ações”. O propósito básico da informação é auxiliar a empresa na geração de novos conhecimentos e habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação. Portanto, a informação é um recurso vital da empresa e integra, quando devidamente estruturada, os diversos subsistemas e, portanto, as funções das várias unidades organizacionais da empresa.

3. Sistemas

Podemos conceituar um sistema de forma bem ampla, como sendo um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum.

Teoricamente, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado. O sistema aberto é o que sofre influência do meio e que, com as ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influências do meio nem o altera com suas ações. Portanto, uma empresa pode ser considerada como um sistema aberto em permanente interação com seu ambiente.

4. Sistemas de Informação

é um sistema que utiliza tecnologia de computação para executar algumas ou todas as tarefas desejadas. Pode compor-se de apenas um computador pessoal e software, ou incluir uma rede de computadores de diversos tamanhos com impressoras e outros equipamentos, bem como redes de comunicação e bancos de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com