TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Do Processo 1 - Caso 1

Monografias: Teoria Geral Do Processo 1 - Caso 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

A Cultura dos tempos modernos X Psicopatia

A ideologia sobre a qual se alicerça a cultura dos nossos tempos é baseada em

três princípios básicos:

1)Individualismo

- Que prega a busca do melhor tipo de vida a se usufruir, o individuo tem por "obrigação moral" de buscar sua felicidade em detrimento de qualquer outra obrigação com os demais.

2)Relativismo

- segundo este principio, todas as escolhas são importantes, não há um padrão de valor objetivo, qualquer ação que leve o indivíduo a atingir sua auto-satisfação é valida e não pode ser questionada.

3)Instrumentalismo

- O valor das pessoas e das coisas se resume no que elas podem fazer por nós.

Hora, o objetivo maior da ideologia moderna era preservar a liberdade individual. A realização proposta por nossa sociedade só pode ser de aspecto material, pois afetos verdadeiros não podem ser adquiridos nem substituídos na velocidade que nossos tempos preconizam.

A cultura do individualismo e o desejo de conseguir bem estar material a qualquer custo têm provocado EROSÃO dos laços afetivos dentro da nossa sociedade. Com isso, virtudes como a honestidade, a reciprocidade e a responsabilidade com os demais caem em total descrédito. E assim repletos de conforto e tecnologia, acabamos por nos tornar cada vez mais sozinhos e menos comprometidos com os nossos semelhantes, sem sombra de dúvida é um cenário moderno, porém favorecendo o estilo de vida do PSICOPATA (seres desprovidos de consciência, frios, calculistas, insensíveis inescrupulosos, transgressores de regras sociais e absolutamente livres de constrangimento ou julgamentos morais internos), refletindo de forma precisa este “novo homem”, voltado sempre para si mesmo, preocupado apenas com o que é seu e desvinculado da realidade vital dos que estão ao seu redor.

Estamos perdendo o senso de responsabilidade compartilhada no campo social e o de vinculação significativa nas relações interpessoais. O aumento implacável da violência é senão uma resposta lógica e previsível a toda essa situação.

Porém, é fundamental destacarmos que não se trata de cair na velha argumentação da perda da virtude em troca do conforto e do progresso. No entanto, nada disso pode se transformar em justificativa para a aceitação ou a tolerância para com uma sociedade constituída de indivíduos desvinculados dos direitos e das necessidades vitais dos que estão ao nosso redor. A construção de uma sociedade mais solidária é a meu ver, o grande desafio dos nossos tempos. A luta contra a psicopatia é a luta pelo que há de mais humano em cada um de nós. É a luta por um mundo mais ético e menos violento, repleto “de gente fina, elegante e sincera”. Só pra refletir !

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com