TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Do Turismo

Exames: Teoria Geral Do Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

A ótica do turismo

Já estudamos sobre turismo e sobre o tipo de turistas, esta semana, os estudos se voltaram sobre como a experiência turística se reflete em nossa vida. Ao vivencia-la, quando gostamos, queremos guardar recordações destes bons momentos e é ai que nasce o consumo turístico. Esta modalidade de consumo está relacionada aos bens e serviços adquiridos para atender às necessidades do turista.

A esse conjunto de bens e serviços destinados ao consumo turístico chamamos de oferta turística. Esses elementos, quando agrupados, formam o produto turístico.

Partindo desta concepção, entendemos que os suvenires, são elementos tangíveis da experiência turista, ou seja, algo físico, material que remete o turista ao que ele viveu. Estas lembranças podem ser roupas em geral, chaveiros, canecas, elementos tangíveis.

O turismo impulsiona vários setores, mas em um deles tal impulso é mais notório: na economia. O turismo movimenta a economia até mesmo antes de acontecer, como aquelas compras que fazemos antes da viagem. Isso já pode ser considerado consumo turístico.

Para o escritor Dias, o consumo turístico pode ser divido em duas categorias:

Consumo turístico primário – os produtos e serviços consumidos que estão diretamente ligados ao turismo. Exemplo: hotéis, passeios, passagens aéreas.

Consumo turístico secundário – bens e serviços consumidos tanto pelos visitantes como por qualquer outra pessoa. Exemplo: protetores solares, pilhas, cartões.

O consumo só será considerado turístico se for relacionado ao consumo por ocasião da viagem.

Ele é importante, pois é utilizado para atender as necessidades dos turistas e são necessários para o equilíbrio econômico, ou seja, a dinâmica entre demanda e oferta turística. O turismo só é efetivo quando o turista se dispõe a realizar o consumo de bens e serviços envolvidos na viagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com