TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Do Turismo

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Geral Do Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a definição do chamado “efeito multiplicador”? Dê um exemplo deste efeito que você conhece em termos de turismo. (3,5 pontos)

Efeito multiplicador é o que mede a quantidade de renda gerada por cada unidade turística. O efeito é produzido pelo gasto do turista e se estende a vários outros setores secundários, onde a quantidade de transações depende da região.

Exemplo: A grande quantidade de turistas em uma região do Rio Grande do Sul gera um aumento no movimento de uma churrascaria, aumentando a demanda por carnes. Beneficia o açougue que abastece a churrascaria, as empresas que transportam as carnes entre os locais, o frigorífico, a fazenda produtora, os profissionais de todas as empresas envolvidas, e o próprio governo, pois a arrecadação sobre o lucro das empresas também cresce.

2. Cite dois impactos econômicos positivos do turismo e explique-os. (3,0 pontos)

Redistribuição de renda: transferência de dinheiro do turista (médio/alto poder aquisitivo) para o habitante (médio/baixo poder aquisitivo). Ocorre através da venda de objetos ou prestação de serviços.

Estimulo aos investimentos: o aumento do turismo incentiva os investimentos do governo e da iniciativa privada em infra-estrutura de uma cidade, visando maior conforto e segurança dos turistas.

3. Qual foi a importância da Revolução Industrial para a atividade turística? Por quê? (3,5 pontos)

Juntamente com a revolução industrial surgiu uma nova divisão do tempo: tempo biológico, tempo de trabalho, tempo livre e tempo inoperante. Após essa divisão, o cidadão passou a ter direito a um tempo para si, um tempo para descansar e aproveitar, tempo de lazer. E uma das formas de utilização do tempo de lazer é viajando, conhecendo novas culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com