TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Politica

Exames: Teoria Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Por isso a Contabilidade ocupa uma posição de destaque no mundo empresarial, é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.

A contabilidade pode ser dividida em três grandes ramos: Contabilidade Financeira – compreende todas as operações de pagamento entre a empresa e o exterior, e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais; Contabilidade de Custos – é uma área da contabilidade empresarial que, ao contrário da contabilidade financeira, abarca a contabilização de todos os custos e benefícios internos incluindo a contabilidade das instalações, material e salários; Contabilidade Gerencial - é a área da contabilidade mediante a qual se procura estabelecer e determinar o futuro desenvolvimento de uma empresa. Tem uma forte vertente de planejamento estratégico. Geralmente o ponto de partida é o plano de vendas, do qual derivam o plano (de custos) de produção, o plano de fornecimento e o plano de financiamento.

Desenvolvimento

A Contabilidade é uma ciência social, uma vez que estuda, interpreta e registra objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, em particular aqueles que se traduzem na criação, manutenção e incremento de riquezas, isto é, do Patrimônio de uma entidade. A contabilidade surgiu da necessidade dos donos de bens e patrimônios que desejavam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas.

O objetivo principal da contabilidade, conforme sua Estrutura Conceitual Básica é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Os usuários da contabilidade tem interesse nos dados das empresas, esses dados são os elementos que constam nos relatórios contábeis, que abrangem informações econômico-financeiras como as referentes ao patrimônio, ao capital, às receitas e às despesas, ao fluxo de caixa, etc. Um usuário da contabilidade é qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados (normalmente fornecidos pela contabilidade) de uma dada entidade, seja ela uma empresa, órgão público, ou mesmo uma pessoa ou grupo de pessoas (uma família, por exemplo). Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral) ou externos à empresa (acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo, sindicatos).

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, ela coleta todos os dados econômicos, mesurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões. Como profissional da área de contabilidade, temos o contador, que tem como função básica produzir informações úteis aos usuários da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com