TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Tridimencional Do Direito

Dissertações: Teoria Tridimencional Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

A Teoria Tridimensional do direito

O Direito é uma realidade com a qual todos os homens se defrontam. Para conviver é necessário estabelecer um mínimo de disciplina. O ordenamento social é Direito. Além de manter a ordem, ele delimita os espaços para que dentro deles a autonomia das pessoas possa atuar com desenvoltura, sem afrontar a autonomia alheia.

Existe uma produção espontânea de Direito em todos os grupos sociais. São as normas estabelecidas pelos costumes, pelos hábitos e consensos obtidos entre os interessados. Quando a sociedade cresce e sofistica, o ordenamento passa a ser produzido de acordo com as regras formais.

O Direito é uma ferramenta a serviço da paz, da harmonia e da liberdade. Sem ele, haverá o risco de retorno à barbárie. Ninguém poderia impedir que a força predominasse e que o mundo fosse aquilo que Thomas Hobbes previu: a guerra de todos contra todos. Sem lei e sem ordem, nada poderia impedir que o homem se tornasse o lobo do homem.

Sustenta-se que o Direito não se resume à lei. Ele é muito mais abrangente. Persistem certas condutas naturais à espécie humana que pode ser consideradas como um Direito espontâneo. O nome comumente atribuído a esse comportamento é Direito natural. Natural no sentido de não ser artificial, nem sobrenatural.

Ninguém precisaria dizer que as crianças merecem cuidados especiais , assim como os idosos. A inclinação genuína de um ser humano é proteger os mais vulneráveis. Diante de situações de risco a que estão sujeitos os mais fracos, a postura instintiva do mais forte seria socorrer quem se encontra em perigo.

As explicações tradicionais consideram a existência de um espectro imenso de regras implícitas de conduta que não necessitam de exteriorização formal. Algumas delas, consideradas mais relevantes, são selecionadas pela comunidade para merecer formalização. Assim nasce o Direito posto, no processo denominado de positivação.

A partir da consideração de que o Direito atende a uma necessidade social, surgem diversas explicações para a busca de seu fundamento. Posicionam-se alguns no sentido de uma espécie de revelação sobre natural dos comando normativos e chegam as doutrinas teológicas do Direito. Outros partem de princípios alicerçados na razão e defendem a doutrina racionalista.

Não é difícil estudar o Direito positivado, contido em regras escritas sob a forma de Códigos, leis avulsas – não integrantes da codificação – também chamada extravagantes. O método aplicado a esse estudo se divide em exegese – ou método exegético – e sintetização.

A exegese – método exegético – é a interpretação da lei, com observância da seqüência da própria norma. A sintética ou sintetização é a exposição mais adequada ao fim didático, pois a partir dos princípios, examina-se logicamente todo o contexto da norma.

A critica feita ao empirismo é que não se pode partir da experiência jurídica concreta para definir o Direito, se antes não se sabe o que é o jurídico. Outros tentam explicar o Direito a partir do significado da palavra. A etimologia do verbete Direito é bem conhecida: Provem do latim directus, que equivale a reto, ou que não se inclina nem de um lado, nem de outro.

Houve quem procurasse reduzir o Direito à lei ou , melhor ainda à norma. Muito já se escreveu a respeito da tese de Hans Kelsen, que procurou, em sua Teoria pura do Direito, expulgar do jurídico tudo aquilo que fosse extra- jurídico ou metajurídico.

Ou seja: o Direito é um fenômeno que não se reduz à experiência concreta – o fato – nem pode se resumir à lei – a norma – nem se contenta com a sua vertente axiológica – o valor.

Esse o mérito do tridimensionalismo: doutrina que pretende examinar o Direito á luz dessa tríplice configuração de seus componentes: fato, valor e norma.

A concepção tridimensional do Direito viu o início de sua elaboração na Alemanha, no inicio do século passado, na chamada Escola de Baden. Todavia, seu principal representante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com