TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da adaptação

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO DOM FELICIANO

JANAINA DA SILVA LEMOS

QUESTÕES SOBRE O FILME

“E A VIDA CONTINUA”

Gravataí

2014

  1. De que maneira a abertura do filme relaciona-se com o contexto restante do filme?

O inicio do filme aborda o desconhecido. Começando por uma doença que teria sido erradicada, porém havida matado muitas pessoas, passando para a AIDS uma doença totalmente desconhecida, que sem saber tornar-se-ia uma pandemia mundial.

  1. Como o filme mostra o nascimento de um problema de pesquisa?

O problema de pesquisa nasce a partir de que os focos da doença eram inicialmente os homossexuais, partindo do preconceito existente na sociedade. O CDC precisava de apoio financeiro para dar procedência à pesquisa e encontrava dificuldades para conseguir tal.

  1. Por que a formação de uma equipe multidisciplinar?

Como se tratava de uma doença desconhecida e estava afetando inicialmente a população homossexual, a causa, transmissão, e tudo que se relacionava com a doença era desconhecido, necessitando então de variados profissionais de diferentes áreas (DST, imunologia, sociologia, entre outros) para entenderem a complexidade da doença e assim partirem para a precaução e tratamento para tal.

  1. “O que achamos e podemos provar”? O que a frase acima, extraída do filme, tem relação com a sua futura prática e exercício da enfermagem?

Dentro do campo atuante em enfermagem, partindo do ponto que estamos cuidando de vidas, não podemos apenas ficar na incerteza, mas sim partirmos para termos provas para comprovar. Não podemos apenas lidar com suposições, já que na área que pretendemos atuar erros geram perdas de vidas e suposições não condizem com a realidade que temos que mostrar para o paciente e seus familiares.

 

  1. Como foi a discussão sobre o fechamento das saunas?

Considerando que a possível causa de transmissão era a relação sexual desprotegida, e as saunas eram consideradas para os homossexuais um local onde eles podiam relacionar-se com total liberdade. Optou-se por fechá-las para evitar a propagação desgovernada da doença.

  1. Quais as dificuldades encontradas pelo CDC junto aos bancos de sangue?

Quando começaram a detectar casos da doença em pessoas distintas, que não faziam parte do grupo de homossexuais onde inicialmente era o foco da doença, percebia-se que a forma de contaminação não era apenas pela relação sexual, e que no histórico desses pacientes contaminados, havia-se feito transfusão de sangue. O banco de sangue recusava-se a crer que seu sistema era falho e que teriam que implantar novos testes nos doadores, e com isso o custo seria mais alto.

  1. Comente a seguinte frase: “Quando médicos agem como homens de negócios, a quem as pessoas devem recorrer”?

O lado financeiro daquele momento era prevalente ao fato de que além de homens de negócios eles eram médicos. E passaram a pensar somente como pessoas de negócios e não mais como médicos que salvam vidas.

  1. Fale sobre a responsabilidade do pesquisador Robert Gallo e sua postura em relação à ética nas relações de trabalho?

Mais do que ajudar a sociedade na descoberta da doença, Robert Gallo preocupava-se na exposição e o crédito que levaria pela descoberta da doença. E fica muito evidente essa preocupação no decorrer do filme, pois ele trapaceia os franceses, quem realmente fez a descoberta.

  1. De que maneira o jogo Pac-mam ajuda o pesquisador Don Francis?

O princípio do jogo Pac-mam é “comer as bolinhas”, e o médico relacionou a forma de jogar com ate então desconhecida doença. Viu-se assim, como no jogo, o vírus mata as células de defesa do organismo, deixando o organismo suscetível a novas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com