TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da burocracia

Projeto de pesquisa: Teoria da burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

1.1 TEORIA BUROCRÁTICA.......................................................................................4

1.2 FREELANCER.......................................................................................................5

1.3 GESTÃO BUROCRÁTICA X GESTÃO HORIZONTAL..........................................5

2.REFERENCIAS.......................................................................................................10

1 DESENVOLVIMENTO

Começo este trabalho fazendo um resumo sobre as maneiras de gestão abordadas para a melhor identificação das diferenças das organizações citadas.

1.1 Teoria da Burocracia

Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados.

Max Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. Dentre as várias características da Teoria da Burocracia, destacam-se:

• o pagamento em favor do trabalho;

• divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências;

• ausência de controle externo à organização;

• previsão de comportamento dos funcionários e da organização.

A burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência. Existem fatores que desviam a Burocracia, tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo. Dentre esses fatores destacam-se:

• individualismo;

• impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários;

• incapacidade de compreenderem seu papel dentro do todo organizacional.

Podemos dividir as organizações burocráticas em duas categorias:

• Organização burocrática rotineira – possui atividades repetitivas e são praticamente imutáveis, tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores;

• Organização burocrática complexa – o problema se agrava na liderança e motivação, pois falta liberdade à inovação e à criatividade.

1.2 Freelancer

Conhecido popularmente no Brasil como profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas e guia seus trabalhos por projetos, atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Este profissional desenvolve a sua atividade, com contratos de prestação de serviços com entidades, normalmente por escrito, embora também ocorram contratos verbais.Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

Assim, por regra, o freelancer intervém no mercado, prestando serviços a vários clientes. As suas intervenções profissionais podem ser efetuadas diretamente nos seus clientes ou através de subcontratação de prestação de serviços noutras entidades.

As entidades contratantes encaram o freelancer como um especialista cujos custos se circunscrevem, em boa medida, à prestação do serviço em si, geralmente acrescido do Imposto sobre o Valor Acrescentado.

A cargo do profissional ficam incumbências, tradicionalmente suportadas pela entidade patronal. Ao freelancer apenas aufere rendimentos da sua efetiva prestação de serviços, não tendo remuneração fixa mensal, subsídio de férias, etc.

1.3 Gestão clássica x Gestão Horizontal

A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Essa divisão atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização.

Cada participante passa a ter o seu cargo específico, as suas funções e a sua específica esfera de competência e de responsabilidade.

Cada participante deve saber qual a sua tarefa, qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e, sobretudo, quais são os limites de sua tarefa, direito e poder, para não ultrapassar esses limites, não interferir na competência alheia nem prejudicar a estrutura existente.Assim, as incumbências administrativas são diferenciadas e especializadas e as atividades são distribuídas de acordo com os objetivos a serem atingidos, pois com cada funcionário sabendo a função a ser executada ocorre uma agilidade no processo produtivo.

Contudo surgem enumeras vantagens, racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização, precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres, rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.

Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la, uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito, continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado, redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece aquilo que é exigido dele e quais são os limites entre suas responsabilidades e as dos outros, constância, pois os mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com