TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da informática e profissionais de informática

Tese: Teoria da informática e profissionais de informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET

Curso de Ciências da Computação

Prof. Dr. Luciano Reis Coutinho

Discente: Diogo Chaves Ferreira

Resumo do artigo “A teoria da computação e o profissional da informática”

A formação profissional atual exige características muito práticas relacionadas ao dia-a-dia, onde os profissionais são induzidos a deixar em segundo plano conhecimentos complexos, abstratos e exigentes, como o da Teoria da Computação. É necessário atingir um equilíbrio aceitável entre a busca por conhecimentos novos, como as pesquisas puras e a exploração de técnicas já conhecidas, apenas para garantir um retorno rápido do investimento realizado. Este equilíbrio garantirá uma formação consolidada nas bases fundamentais da Computação, de forma que este profissional seja capacitado para resolver problemas cotidianos e elaborar novas soluções, baseadas nos conhecimentos já elucidados.

Há um enorme esvaziamento dos conteúdos das disciplinas fundamentais, sob a alegação da pouca aplicação prática destas. Os olhares se voltam às pesquisas que trazem resultados sustentáveis e imediatos, de forma que as pesquisas básicas não são incentivadas sem o objetivo especulativo ou lucrativo.

A área mais vasta e abrangente que se refere à informação e manipulação automática é a Informática, tendo a Ciência da Computação como parte nobre desta área. Esta consiste em uma diversidade de compartimentos a cerca do conhecimento humano associado a especialidades, como cálculos, métodos e análises. A Teoria da Computação é a parte mais importante desta ciência, sendo o alicerce para as bases conceituais em que estão apoiados todos os ramos da computação.

Como ramos da Matemática e da Ciência da Computação, a Teoria da Computação, surgiu no século XX, antes da invenção dos computadores, estudam modelos formais de computação, sua aplicabilidade e viabilidade para resolução de problemas práticos. Já a Teoria da Computabilidade investiga a possibilidade de máquinas computacionais e formalismo teóricos adotados como computação serem capazes de resolver problemas automaticamente em certos tipos de computação. Para formar profissionais capazes de atingir estes objetivos, são necessárias contribuições teóricas como Linguagens Formais, Teoria dos Autômatos e Complexidades Computacional. Com uma formação menos restritita e específica o profissional tem uma gama de conhecimentos para o desenvolvimento de várias áreas de aplicação.

Tem-se observado um declínio importante na qualidade de formação dos profissionais de Computação, principalmente na criação e implementação de programas, especialmente os pequenos. Isto é reflexo da importância dada ao desenvolvimento de grandes sistemas e projetos de grandes softwares. Esta deficiência garante ao profissional uma perda da habilidade de projetos com programas e algoritmos e uma dificuldade relacionada à linguagem de programação e sua utilização para criação de programas. Reforçando esta ideia, Davis Gries defende que os grandes programas devem ser vistos como pequenas organizações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com